É
um conceito que indica uma tendência de percepção
por parte dos empregados a respeito de determinadas características
presentes no ambiente da empresa. Dentro do atual momento da
Administração de Empresas e de Gestão de Pessoas
o conhecimento do Clima Organizacional
é de vital importância, uma vez que por meio deste garante-se
uma consulta planejada, ordenada, sistemática e voltada, em última
análise, para a identificação dos níveis
de satisfação dos colaboradores no papel de clientes internos
da organização.
Como
é possível obter Clientes Externos satisfeitos,
sem Clientes Internos igualmente satisfeitos
com a organização onde trabalham?
A Pesquisa de Clima
Organizacional é
o instrumento que permitirá o conhecimento do clima, e que tem,
portanto, o objetivo principal de coletar subsídios para diagnosticar
os principais focos de insatisfação e de satisfação
no trabalho, visando orientar o delineamento de Planos de Ação
capazes de minimizar os problemas caracterizados. Identifica as percepções
dos empregados sobre as variáveis ou aspectos considerados mais
relevantes para a formação do Clima Organizacional. Serve
para indicar necessidades de treinamento ou de desenvolvimento gerencial
e, na medida em que fornecer bases para mudanças em programas
ou políticas vigentes, se constitui em uma expressão do
real interesse da administração
e dos gestores pelo bem estar de seus colaboradores e qualidade do ambiente
de trabalho existente na organização.
A
abordagem adotada para a realização deste tipo
de trabalho é taylor made, envolvendo desde a definição
dos aspectos mais relevantes para a formação do Clima
Organizacional em determinada empresa ou área funcional, construção
dos indicadores operacionais, planejamento e elaboração
dos instrumentos de coleta de informações, análise
e apuração dos resultados (tendências) e delineamento
do plano de ações voltadas para a melhoria.