EDIÇÃO Nº 27 - JANEIRO / FEVEREIRO 2006
Editores:
Samuel Ribeiro Giordano, Christiane Leles Rezende e Luciana Florêncio de Almeida /
Criação e Diagramação: Alexandre Branco - Unidade de Comunicação Visual da FIA

 
   
Cláudio Pinheiro Machado Filho, pesquisador do PENSA, fará parte da área de governança corporativa da FEA/USP
Lançamento do livro: Competitividade regional e Globalização: O Agronegócio da Soja Brasileira nos anos 90. Autor Samuel Ribeiro Giordano, Editora Akademika, Campinas,SP
Unilly LANÇA SEGUNDO VOLUME DOS SEUS CADERNOS
   





Unilly LANÇA SEGUNDO VOLUME DOS SEUS CADERNOS





Curso de MBA in company é iniciado em Holambra


 
   
Curso de MBA in company é iniciado em Holambra
PENSA analisa a viabilidade de implantação da cadeia citrícola no Pólo Petrolina/Juazeiro
Prof. Decio Zylbersztajn participou da reunião anual do International Advisory Board do programa Transforum
Prof. Decio Zylbersztajn apresenta seminário na Washington State University
Membros do PENSA têm artigos aprovados em congresso holandês
Prof. Marcos Fava Neves profere quatro palestras nos EUA e Canadá
Matheus Kfouri Marino Ministra Palestra no Ministério da Fazenda
Prof. Roberto Fava na Universidade Texas A&M
Pesquisadora Érica Gorga está lecionando curso na Faculdade de Direito da Universidade do Texas
Os pesquisadores do PENSA, Matheus Alberto Consoli e Everton Molina Campos ministraram palestra na Encubadora de Empresas de Bebedouro, iniciativa SEBRAE e INAGRO
   
 
   
Prof. Samuel Ribeiro Giordano participou das bancas de defesa de mestrado
   

 

Cláudio Pinheiro Machado Filho, pesquisador do PENSA, fará parte da área de Governança Corporativa da FEA/USP


A Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da USP está desenvolvendo uma área de Governança Corporativa que será ministrada nos três departamentos, de forma a gerar sinergia entre eles. Para o Departamento de Administração foi contratado o pesquisador do PENSA Cláudio Pinheiro Machado Filho. O Prof. Cláudio tem mestrado e doutorado pela FEA/USP e participa das atividades do PENSA desde 1994. Segundo ele “o PENSA possui todo um aparato conceitual associado à questão de governança e responsabilidade social”.

Parabéns ao professor!



Lançamento do livro: Competitividade regional e Globalização: O Agronegócio da Soja Brasileira nos anos 90. Autor Samuel Ribeiro Giordano, Editora Akademika, Campinas,SP.


Em tempos de cultura global os desafios competitivos dos espaços regionais não é tarefa fácil. Através dos meio técnico-científicos e informacionais, as fronteiras entre o regional e o global parecem se dissolver.O autor mostra que , apesar do fenômeno da globalização, pensar vantagens competitivas para o agronegócio em regiões específicas do globo é parte fundamental para a inserção no mercado globalizado. Recorre-se aos teóricos que dissertaram sobre temas como globalização regionalização e o conceito de competitividade.

Depois , sustentado por este arcabouço teórico, analisa a região de Balsas(MA) e Barreiras(BA), durante a expansão do agronegócio da soja na década de 90, apontando as deficiências e qualidades das duas regiões no processo de formação de novas fronteiras AGRÍCOLAS NO País e no mundo, dentro da tendência dae globalização da economia.



Unilly LANÇA SEGUNDO VOLUME DOS SEUS CADERNOS


A Universidade Illy do Café, parceria entre a torrefadora italiana illycaffè e o Pensa – Centro de Conhecimento em Agronegócios da USP, lança o segundo volume da revista "Cadernos da Universidade Illy do Café", uma coletânea de seis artigos, de interesse para a cafeicultura, elaborados por profissionais das mais diversas especialidades.

A edição é apresentada pelo consultor científico da illycaffè, o doutor em agronomia Aldir Alves Teixeira, que também encerra o volume narrando sua experiência visitando a cafeicultura na Índia.

O primeiro artigo é da economista do Pensa, profa. Maria Sylvia Macchione Saes. Ela aborda o cenário da cafeicultura para os próximos anos, mostrando as vertentes econômicas, as estruturas de produção no mundo e as novas tendências de consumo de café, introduzindo a questão da demanda por qualidade.

O prof. Samuel Ribeiro Giordano e Christiane Leles, da Universidade Illy do Café - Unilly, apresentam uma revisitação aos conceitos de selo para alimentos e para o café, esclarecendo dúvidas freqüentes que surgem entre os consumidores com relação a esse tema.

Carlos Henrique Jorge Brando, diretor da P&A Marketing Internacional, mostra o importante papel do Brasil como promotor do consumo de café no mundo e as amplas oportunidades que se oferecem para o produto brasileiro tanto em mercados tradicionais, como Europa e EUA, quanto em mercados emergentes, como a China e o Leste Europeu.

Do lado do consumidor, dois pesquisadores do Instituto de Economia Agrícola de São Paulo, Celso Luis Vegro e Francisco Pino, apresentam um roteiro para apreciação de um bom café, baseado em suas pesquisas efetuadas com consumidores da cidade de São Paulo.

Para contemplar o aspecto financeiro do agronegócio café, Carlos Widonski, chefe do Departamento de Desenvolvimento dos Mercados Futuros da Bolsa de Mercadorias e de Futuros - BM&F, mostra como se pode operar com café evitando dispersões inesperadas devido a oscilações de preços.

A edição, em papel couché, agora está com número registrado no ISSN (International Standard Series Number) e catalogada na Biblioteca Nacional.

Cadernos da universidade Illy do café - vol. 2
Editora Akademika
92 páginas

Preço: R$ 20,00

Para adquirir esta publicação, entre em contato com a universidade illy do café:
Site: www.unilly.com.br
E-mail: unilly@unilly.com.br
fone: (11) 3732 –2034 ou (11) 3732 2035



Curso de MBA in company é iniciado em Holambra


Teve início no dia 10 de fevereiro na Cooperativa Agropecuária Holambra mais um curso de MBA em Gestão de Negócios com Casos e Aplicações nos Mercados Agroalimentares – Agribusiness.

Após a palestra sobre “Tendências das Cooperativas Agropecuárias” ministrada pelo prof. Sigismundo Bialoskorski Neto, houve um coquetel para integração entre os alunos, os presidentes e os responsáveis pelo curso. Em seguida a prof.ª Daniela Marasea iniciou o módulo sobre “Didática e Recursos Humanos com um Diferencial ao Gestor”. O curso conta com 46 alunos e serão ministrados 30 módulos no período de 20 meses.

Através dos exemplos e da discussão de casos, o curso permite a identificação e análise das principais tendências dos negócios agroalimentares, com destaque para as principais cadeias produtivas de alimentos, bebidas, fibras e outras com participação no Brasil.

(da esq. para a dir.): Theodorus Breg – Vice Presidente da Cooperativa Veiling Holambra, Kees Schoenmaker – Presidente da Cooperativa Veiling Holambra, Professor Sig, Leo Rietjens – Diretor-Presidente da Cooperativa Agro Pecuária Holambra e Erico Pozzer – Diretor da Cooperativa Pecuária Holambra.
Prof.ª Daniela Marasea em sala de aula na cidade de Holambra



PENSA analisa a viabilidade de implantação da cadeia citrícola no Pólo Petrolina/Juazeiro


Contratado pela CODEVASF, o PENSA iniciou o projeto que tem por fim avaliar a viabilidade de implantação de toda a cadeia citrícola no Pólo Petrolina/Juazeiro.

Localizado no submédio do Vale do Rio São Francisco, o pólo tem 120 mil hectares irrigados e uma agricultura voltada para o mercado interno e externo. A região é especializada no cultivo de frutas com destaque para a manga, a uva e o melão, além da cana-de-açúcar, tomate e cebola.

O projeto está em sua fase inicial. Em janeiro, foi realizada a primeira visita ao pólo Petrolina (PE) e Juazeiro (BA) com o objetivo de colher informações fundamentais para o desenvolvimento do projeto.



Prof. Decio Zylbersztajn participou da reunião anual do International Advisory Board do programa Transforum


Prof. Dr. Decio Zylbersztajn participou da reunião anual do International Advisory Board do programa Transforum. Trata-se de um programa mantido pelo governo da Holanda que tem como objetivo discutir estratégias de inovação nas redes internacionais de produção e distribuição de produtos da agricultura. O programa adota três objetivos centrais: a) proposições que gerem uma visão internacional de geração sustentável de valor, b) orquestração de redes internacionais de produção e distribuição de produtos da agricultura e c) colocar a Holanda no centro da implantação de modelos inovadores.



Prof. Decio Zylbersztajn apresenta seminário na Washington State University


Prof. Dr. Decio Zylbersztajn apresentou um seminário sobre contratos na agricultura na Washington State University para uma platéia composta por Professores e alunos do programa de pós-graduação daquela Universidade. Também nesta universidade realizou uma reunião com o professor Yoram Barzel onde foi dicutido o andamento da sua pesquisa que reformula a teoria de integração vertical conhecida como Measurement Cost Theory.



Membros do PENSA têm artigos aprovados em congresso holandês


Foram aprovados três artigos de pesquisadores do PENSA no 7th International Conference on Management in AgriFood Chains and Networks a ser realizado em Ede na Holanda entre os dias 31 de Maio e 2 de Junho. São eles: Channel Coordination: An Analysis of Agent’s Economic and Noneconomic Satisfaction de Cintia Retz Lucci Scare, Everton Molina Campos e Marcos Fava Neves; Mapping and Quantification of the Milk Chain in São Paulo State – Brazil de Marcos Fava Neves, Matheus Alberto Consoli, Frederico Fonseca Lopes, Everton Molina Campos e Hélio Braga de Paiva e The Cattle Beef Negotiation in the Agribusiness System de Dante Pinheiro Martinelli, Maria Stella de Melo Saab e Marco Antonio Conejero.



Prof. Marcos Fava Neves profere quatro palestras nos EUA e Canadá


O prof. Marcos Fava Neves proferiu 4 palestras no Canadá e no Texas, destacando a realizada no Ministério da Agricultura Canadense onde realizou contatos que indicaram a possibilidade de futuros projetos conjuntos ao PENSA. Em Texas A&M despertou bastante interesse nos alunos de graduação e pós-graduação em palestras envolvendo assuntos referentes à Metodologia PENSA (Ensino, Pesquiso e Extensão) e ao Agribusiness Brasileiro e seus Desafios.



Matheus Kfouri Marino Ministra Palestra no Ministério da Fazenda


A convite da secretária adjunta, Cláudia Viegas, no dia 17 de fevereiro, o professor e pesquisador do PENSA, Matheus Kfouri Marino, ministrou uma palestra da SEAE (Secretaria de Acompanhamento Econômico) do Ministério da Fazenda sobre o sistema agroindustrial da cana de açúcar. As discussões foram pautadas pela análise do aumento das cotações do álcool e do açúcar e da capacidade do setor privado em responder com oferta suficiente para atender a demanda crescente do setor. O objetivo do dia de debate foi identificar possíveis atuações do governo na tentativa de minimizar os efeitos da escassez de oferta de cana.



Prof. Roberto Fava na Universidade Texas A&M


O prof. Roberto Fava Scare esteve nos meses de janeiro e fevereiro visitando a Universidade Texas A&M, sendo recebido pelo prof. Rudy Nayga no Departamento de Agricultura Econômica. Durante esse período, desenvolveu pesquisas voltadas ao entendimento do impacto da mudança organizacional na performance de marketing das empresas do agronegócio. http://agecon.tamu.edu/



Pesquisadora Érica Gorga está lecionando curso na Faculdade de Direito da Universidade do Texas


Érica Gorga está como Professora da Faculdade de Direito da Universidade do Texas (University of Texas School of Law), lecionando um curso de International Corporate Governance e tambem como Research Fellow do Centerfor Law, Business & Economics.



Os pesquisadores do PENSA, Matheus Alberto Consoli e Everton Molina Campos ministraram palestra na Encubadora de Empresas de Bebedouro, iniciativa SEBRAE e INAGRO


Os pesquisadores do PENSA, Matheus Alberto Consoli e Everton Molina Campos fizeram palestra para produtores e micro empresários na Encubadora de Empresas de Bebedouro, numa iniciativa do SEBRAE e INAGRO. O tema abordado foi o Planejamento de Marketing, com apresentação de ferramentas que podem ser utilizadas para estruturar a entrada no mercado e o desenvolvimento das empresas participantes. Estavam presentes micro empresários de diversas atividades, como produtores de frutas, verduras e legumes, cachaça, doces, sucos, molhos preparados e laticínios".



Prof. Samuel Ribeiro Giordano participou das bancas de defesa de mestrado:


• Unicamp – Instituto de Geociências, Departamento de Geografia. Convidado pelo Prof. Dr. Ricardo Abid Castillo, defendida por Vitor Pires Vencovsky com o Titulo: Sistema ferroviário e o uso do território brasileiro. Uma análise do movimento de produtos agrícolas.

• Universidade Federal de Lavras, Departamento de Administração, Convidado pelo Prof. Dr. Antonio Carlos dos Santos, defendida por Mara de Freitas, com o título: Expansão internacional da indústria de café: um estudo multicaso.