Varejo - modernização e perspectivas


Claudio Felisoni de Angelo

Os principais temas ligados ao comércio varejista no Brasil, tais como automação comercial, preci-ficação no varejo, modelo de plano de marketing e o futuro do setor no país, estão no livro
Varejo - modernização e perspectivas
. O trabalho é fruto da integração entre estudiosos do PROVAR (Programa de Administração de Varejo), profissionais de diversas especialidades da área e relatos de experiências de importantes empresas. A organização é de Claudio Felisoni de Angelo, professor da FEA/USP e coordenador do PROVAR. Segundo ele, o programa foi estruturado para promover pesquisas e treinamento no setor varejista, por meio de parcerias entre a universidade e organizações ligadas à atividade econômica. "E o livro é mais uma face dessa iniciativa", garante.

Quinze capítulos compõem o livro, que conta com oito professores do Departamento de Administração da FEA entre os autores dos textos apresentados. Nos diferentes capítulos, o leitor irá encontrar assuntos como as vantagens e etapas de implantação da automação comercial com uma visão da cadeia de suprimentos; a contribuição da economia para a precificação no varejo; os tipos psicológicos na comunicação interpessoal, enfocando o desenvolvimento de potenciais de comunicação; as maneiras de "reinventar" o varejo no Brasil e a formatação do varejo auto-serviço.

A primeira coletânea publicada pelo PROVAR traz ainda os seguintes temas: persuasão no varejo, um modelo de plano de marketing, o varejo no ano 200, gerência e administração de vendas, compras no varejo, definição de mix de produtos e serviços, atendimento e os impactos macroeconômicos sobre o varejo.

Segundo o livro, o varejo ocupa hoje a principal posição no segmento de comércio, um dos que compõem o setor terciário da economia, composta também pelos demais segmentos: serviços públicos, transportes, serviços financeiros, telecomunicações, serviços em geral. E dentro do comércio, que além do varejo e do atacado, compreende ainda a área de exportação e importação, o componente mais importante é o comércio varejista. Sua importância é demonstrada pelo perfil desta área que conta com mais de 500 grandes companhias brasileiras (patrimônio de mais de um bilhão de dólares), entre as quais se incluem cadeias de supermercados, lojas de departamento, redes de drogarias, magazines de vestuário e revendedoras de automóveis.

Por outro lado, atesta o coordenador do livro, o comércio varejista é um campo no qual existem muitas possibilidades de melhora na produtividade. Essas melhorias são um dos requisitos para que se instale no país um verdadeiro mercado de consumo de massa. Porém, apesar toda essa potencialidade para ganhos de produtividade e de todo o seu peso econômico, o comércio varejista tem recebido muita pouca atenção da universidade brasileira. O PROVAR foi estruturado para promover a aproximação entre as empresas do setor e estudiosos do Departamento de Administração da FEA.


Varejo - modernização e perspectivas
Coordenador: Claudio Felisoni de Angelo
Editora Atlas, São Paulo, 1994, 202 páginas

Contato com o autor:
Tel.: (11) 3818-6045
E-mail: cfa@usp.br