Introdução à Administração
Temas como processo decisório, motivação e liderança, estrutura e dinâmica organizacional, além das principais idéias do conhecimento administrativo no século XX, qualidade e o modelo japonês na administração, estão nas seis partes em que o livro foi dividido: Conceitos básicos, Teoria da administração, Planejamento, Organização, Comportamento humano e direção, Conceitos integrativos. Os estudos de caso retratam situações reais, enfrentadas por administradores no Brasil e outros países, nas mais diversas áreas de negócios. É um recurso instrucional que permite ao leitor analisar os conceitos e técnicas à luz de uma situação prática. O autor propõe, por exemplo, algumas discussões via estudo de caso: como a Método Engenharia transformou-se numa das maiores construtoras em 20 anos; quais os objetivos e resultados do Programa de Qualidade Total da Fiat; porque um grande pesquisador, após revelar-se talentoso diretor de pesquisas, pediu demissão; e até a análise do sistema de administração de projetos da Nasa americana, com a viagem do homem à Lua. Também é possível ao estudante integrar os diferentes conceitos vistos através da proposta do último capítulo: de análise e tratamento de problemas que exijam simultaneamente todos os elementos do processo administrativo. Veja, a seguir, os temas tratados em cada capítulo do livro: Parte I - Conceitos Básicos: Parte II - Teoria da Administração: Parte III - Planejamento:
Parte IV - Organização: Parte V - Comportamento Humano e Direção: Parte VI - Conceitos Integrativos: Introdução
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