Além da Hierarquia
Em uma definição preliminar, a Administração Participativa é apresentada como uma filosofia ou política de administração de pesso-as que valoriza a capacidade de se tomar decisões e resolver pro-blemas. Nesse modelo, responsabilidades e decisões são compartilhadas não apenas com os funcionários, mas também com clientes, usuários, distribuidores, fornecedores e até com a sociedade. O autor aponta, como consequência, o aprimoramento da satisfação e da motivação no trabalho, que, por sua vez, resulta na me-lhoria do desempenho e da competitividade da organização. Muitas empresas avançaram para a Administração Participativa empurradas pela revolução tecnológica e pelo desafio da competitividade. A abertura dos mercados e a globalização da economia, entre outros fatores, criaram um ambiente de competitividade que obrigou as empresas a focalizar o planejamento estratégico em duas prioridades: satisfação dos clientes e aumento da produtividade. Por outro lado, os impactos da tecnologia da informação simplificaram, e ao mesmo tempo, sofisticaram as organizações. Segundo o autor, no caso do Brasil, um terceiro fator de extrema importância entrou em cena: o poder de pressão dos sindicatos de trabalhadores, após a redemocratização do país. Esse ingrediente levou à percepção da necessidade da revisão dos métodos de administração. Um impulso definitivo foi a demonstração das vanta-gens competitivas da Administração Participativa dada pelo Japão. Os fundamentos da Administração Participativa são apresentados nos cinco primeiros capítulos. Esta parte compreende a história das bases teóricas desse modelo, uma análise dos eventos que impulsionaram seu estudo e aplicação nos últimos anos, além de uma definição, por meio de contraste, com os métodos do modelo tradicional ou hierárquico. Nos capítulos de 6 a 8, são apresentadas as aplicações da Administração Participativa como estratégia de lide-rança e como diretriz para a estruturação das organizações. No último capítulo, o autor procura fazer uma correlação entre participação e desempenho com o objetivo de mostrar as vantagens da Administração Participativa e o impacto positivo sobre a eficácia organizacional. A partir do subtítulo "Você ganharia o Prêmio Baldrige?", o autor dedica a maior parte do capítulo a uma versão dos critérios utilizados para a premiação, instituida pelo governo norte-americano com o intuito de estimular as empresas daquele país a perseguir a competitividade. Além da
Hierarquia - como implantar estratégias participativas para administrar
a empresa enxuta. Contato
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