FoxPro for Windows - Linguagem 1 e 2

Antonio Geraldo da Rocha Vidal

"Aprendizagem e inovação, dois conceitos-chaves para as organizações neste atual cenário turbulento e mutável do final do século XX, ganham novos contornos e dimensões ao serem trabalhados em diferentes contextos organizacionais, setoriais e nacionais." Com esta afirmação, a professora Maria Tereza Leme Fleury, da FIA/USP, apresenta os temas que são objeto de análise no livro, publicado em co-autoria com o professor Afonso Fleury, do Depto. de Produção da Poli/USP. estudos no Brasil, os professores passaram quatro meses, durante 94, visitando empresas no Japão e na Coréia. A primeira parte do livro oferece uma conceitualização e apresenta modelos e abordagens organizacionais que incorporam esses conceitos. A obra passa, então, a contextualizar o tema nos três países. Ainda na segunda parte, apresenta-se uma análise sobre como e por que ocorre o processo de aprendizagem organizacional e inovação.

O foco da terceira parte é a discussão da aplicação e das práticas de empresas pertencentes a dois setores dinâmicos e competitivos -automobilístico e telecomunicações. Estudos de caso procuram ilustrar como ocorrem e são administrados os processos de inovação organizacional e as relações que mantém com as estratégias competitivas das empresas e de seus respectivos setores.

Nas conclusões, os autores relatam que as trajetórias de aprendizagem e capacitação observadas no Japão e na Coréia apresentam uma perspectiva seqüencial. Em ambos os países, observa-se um processo contínuo de capacitação, onde o papel exercido pelo governo foi fundamental, no sentido de administrar os mercados e criar infra-estrutura.

Segundo o livro, a busca de competitividade em mercados internacionais, aliada à escassez local de recursos materiais e energéticos, resultaram em grandes esforços de capacitação dos recursos humanos, nos dois países. "A existência de estratégias comuns nos planos governamental e empresarial deu sustentação e ritmo ao processo de aprendizagem, que tornou as empresas competitivas", sentencia o livro.

Já para o caso brasileiro, o quadro apresenta-se diferente: "se o padrão de aprendizagem japonês e coreano ocorreu em um ambiente dinâmico, complexo e competitivo, no caso brasileiro, especialmente num passado recente, o contexto pode ser descrito como incerto, imprevisível e mutante". Para os autores, a abertura do mercado colocou demandas bastante complexas para as empresas locais, que tiveram dificuldades para estabelecer estratégias e, por consequência, organizar adequadamente os processos de aprendizagem.

Os autores admitem ser difícil uma best practice para o novo contexto competitivo internacional. "É fundamental a orientação das empresas para a nova dinâmica competitiva, bem como a existência de um suporte institucional que dê sustentação à aprendizagem e inovação nas empresas."

No final, uma lista de pressupostos procura orientar empresas e governos na busca de novas formas organizacionais: pensar sistematicamente, agir estrategicamente, integrar os processos de decisão e usar inteligentemente a informação, cooperar na competição, definir políticas de RH que sustentem e impulsionem a aprendizagem e a inovação, e por último, desenvolver uma cultura de aprendizagem.


FoxPro for Windows - Linguagem 1 e 2 (dois volumes)
Autor: Antonio Geraldo da Rocha Vidal
LTC Livros Técnicos e Científicos Editora, 1995, 773 páginas (vol.1) e 626 páginas (vol. 2)

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