Programação Orientada para Objeto em C++ no Ambiente Windows

José de Oliveira Siqueira
Airton da Fonseca Granero

Com subsídios do projeto de Apoio a Publicações da FIA, o professor José de Oliveira Siqueira lança mais um livro sobre informática, pela Editora Atlas, com o títuloProgramação Orientada para Objeto em C++ no Ambiente Windows, em co-autoria com Airton da Fonseca Granero, do Instituto de Física da USP. O livro se destina a pessoas que programam e desejam conhecer o paradigma da Programação Orientada para Objeto (OOP). Para tanto, apresenta-se um resumo histórico da OOP e a relação com as interfaces gráficas.

A linguagem usada para exemplificar os conceitos de OOP neste livro é C++, por ser uma extensão de uma linguagem bastante popular, a linguagem C. O livro procura esclarecer as dúvidas mais frequentes sobre a OOP, desmistificando-a. Para tanto, buscou-se usar uma abordagem didática.

Para melhor motivar o leitor a utilizar a OOP, são mostradas as vantagens desta programação para sistemas grandes e com alto custo de manutenção e desenvolvimento, através do reaproveitamento de código e maior segurança sobre a qualidade do produto final.

Outra preocupação dos autores foi mostrar de que forma um ambiente no qual a programação é complexa, como o Windows, pode ser dominado de maneira bem mais simples através de uma biblioteca de objetos, a OWL 2.0.

O livro aproveita ainda os exemplos de programas para transmitir conceitos de design de interfaces gráficas. O texto inclui também exemplos do uso de extensões do Visual Basic e uma bibliografia comentada.

Observação: o livro inclui disquete com os códigos-fonte de 28 programas


Prefácio

Com subsídios do projeto de Apoio a Publicações da FIA, o professor José de Oliveira Siqueira lança mais um livro sobre informática, pela Editora Atlas, com o títuloProgramação Orientada para Objeto em C++ no Ambiente Windows, em co-autoria com Airton da Fonseca Granero, do Instituto de Física da USP. O livro se destina a pessoas que programam e desejam conhecer o paradigma da Programação Orientada para Objeto (OOP). Para tanto, apresenta-se um resumo histórico da OOP e a relação com as interfaces gráficas.

A linguagem usada para exemplificar os conceitos de OOP neste livro é C++, por ser uma extensão de uma linguagem bastante popular, a linguagem C. O livro procura esclarecer as dúvidas mais frequentes sobre a OOP, desmistificando-a. Para tanto, buscou-se usar uma abordagem didática.

Para melhor motivar o leitor a utilizar a OOP, são mostradas as vantagens desta programação para sistemas grandes e com alto custo de manutenção e desenvolvimento, através do reaproveitamento de código e maior segurança sobre a qualidade do produto final.

Outra preocupação dos autores foi mostrar de que forma um ambiente no qual a programação é complexa, como o Windows, pode ser dominado de maneira bem mais simples através de uma biblioteca de objetos, a OWL 2.0.

O livro aproveita ainda os exemplos de programas para transmitir conceitos de design de interfaces gráficas. O texto inclui também exemplos do uso de extensões do Visual Basic e uma bibliografia comentada.

Observação: o livro inclui disquete com os códigos-fonte de 28 programas


Programação Orientada para Objeto em C++ no Ambiente Windows
Autores: José de Oliveira Siqueira e Airton da Fonseca Granero
Editora Atlas, São Paulo, 1995, 224 páginas.

Contato com os autores:
Tel.: (11) 3818-5861

E-mail: siqueira@usp.br