Pesquisa de Marketing Fauze Najib Mattar
O conteúdo essencial sobre pesquisas de marketing é abordado em temas como metodologias, planejamento, execução, processamento e análise dos dados e comunicação dos resultados. A partir do domínio dos principais conceitos e técnicas envolvidos numa pesquisa de marketing torna-se mais fácil a tomada de decisões com base no conhecimento do comportamento das variáveis ambientais. No primeiro capítulo, o autor explora os componentes de uma pesquisa de marketing, levantamento de fontes, estudos de campo, o conceito de causalidade, uso de projetos experimentais, entre outros. O segundo capítulo trata dos tipos e formas de coleta de dados, abordando ainda o método da comunicação quanto ao grau de estruturação e disfarce e quanto à forma de aplicação. As medidas e instrumentos de coleta de dados, com os tipos básicos de escalas e as atitudes em marketing estão no capitulo três. Os capítulos quatro e cinco trazem temas como amostragem, intervalos de confiança e número de elementos da amostra. O capítulo seis aprofunda a discussão sobre os métodos de análise dos dados, enquanto o último aborda a questão da comunicação dos resultados, com sugestões para apresentação gráfica, oral e eletrônica. Pesquisa
de Marketing - edição compacta Contatos
com o autor: |