Pesquisa de Marketing

Fauze Najib Mattar

O professor e coordenador do Programa de Educação Continuada em Administração para Executivos da FIA-FEA/USP, Fauze Najib Mattar, lançou o livro Pesquisa de Marketing em edição compacta, voltado a estudantes e profissionais de marketing, propaganda e publicidade e relações públicas. A linguagem acessível permite ao leitor acompanhar assuntos complexos como amostras e amostragens ou análises paramétricas. O livro inclui ainda um disquete com demonstração do software Sphinx.

O conteúdo essencial sobre pesquisas de marketing é abordado em temas como metodologias, planejamento, execução, processamento e análise dos dados e comunicação dos resultados. A partir do domínio dos principais conceitos e técnicas envolvidos numa pesquisa de marketing torna-se mais fácil a tomada de decisões com base no conhecimento do comportamento das variáveis ambientais.

No primeiro capítulo, o autor explora os componentes de uma pesquisa de marketing, levantamento de fontes, estudos de campo, o conceito de causalidade, uso de projetos experimentais, entre outros. O segundo capítulo trata dos tipos e formas de coleta de dados, abordando ainda o método da comunicação quanto ao grau de estruturação e disfarce e quanto à forma de aplicação.

As medidas e instrumentos de coleta de dados, com os tipos básicos de escalas e as atitudes em marketing estão no capitulo três. Os capítulos quatro e cinco trazem temas como amostragem, intervalos de confiança e número de elementos da amostra. O capítulo seis aprofunda a discussão sobre os métodos de análise dos dados, enquanto o último aborda a questão da comunicação dos resultados, com sugestões para apresentação gráfica, oral e eletrônica.


Pesquisa de Marketing - edição compacta
Autor: Fauze Najib Mattar

Editora Atlas, São Paulo, 1996, 270 páginas

Contatos com o autor:
Tel.: (11) 818-5844 ou 211-6868
E-mail: fauze@usp.br