Varejo Competitivo Claudio Felisoni de
Angelo Foram selecionados nove dos 42 trabalhos examinados pela comissão de seleção composta por professores da FEA e representantes do Grupo Pão de Açúcar, da Folha de S. Paulo, da Editora Atlas e da Associação Comercial de São Paulo. A premiação é uma iniciativa pioneira para incentivar a pesquisa no varejo, um setor que detém aproximadamente 10% do PIB nacional. Na categoria excelência, que premiou pesquisadores, professores e profissionais, os temas tratam da automação comercial, serviço ao cliente, venda direta, e pesquisa de mercados. Este último enfatizou a necessidade de informações seguras para auxiliar a tomada de decisões. Carlos Ruótolo, autor do trabalho sobre pesquisa de mercado, apresenta os conceitos básicos e etapas envolvidas no planejamento, na realização e na análise de uma pesquisa. Ele condena as soluções importadas que dispensam a pesquisa, "o varejo brasileiro deve desenvolver seus próprios conceitos de loja com soluções locais". O livro inclui também quatro trabalhos de estudantes de graduação e pós-graduação. Os assuntos variam entre comportamento do consumidor, varejo na Internet e estratégias de varejo. No artigo sobre fixação de preços em supermercados, o pós-graduando Sérgio Lepsch, da equipe PROVAR, comenta pesquisas realizadas pelo programa sobre métodos utilizados por profissionais brasileiros para estabelecer preços. Varejo competitivo Contato com os autores: |