Varejo Competitivo - Volume 2

Claudio Felisoni de Angelo
José Augusto G. da Silveira

 

O Programa de Administração de Varejo - PROVAR-FIA/USP- lançou o segundo livro Var Competitivo com os doze melhores trabalhos que concorreram ao Prêmio Excelência em Varejo 97. Com esta edição, o prêmio consolidou mais uma vez o alcance nacional da divulgação do programa com a inscrição de trabalhos realizados em universidades de outros Estados, como Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRS), Pontifícia Universitária Católica de Minas Gerais (PUC-MG) e Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Os doze estudos foram selecionados entre 35 trabalhos inscritos por alunos de graduação e pós-graduação e professores.

O trabalho vencedor, intitulado Comércio Virtual: Nova Tecnologia para o Segmento Varejista, acompanhou a iniciativa de duas empresas que realizam negócios pela internet: o Pão de Açúcar Delivery e a Companhia das Flores, que entrega flores e envia e-mail para seus clientes cadastrados lembrando das datas comemorativas. Com gastos variáveis - R$ 3 mil no caso da Cia das Flores e R$ 500 mil no Pão de Açúcar- as duas e neste setor ainda novo no mundo dos negócios. O estudo foi elaborado pelo mestrando em administração na FEA João Paulo Siqueira e a pesquisadora da FIA Sandra Helena França.

Outro estudo, Intercâmbio Eletrônico de Dados (EDI): Vantagens para o Varejo, relata a experiências de uma empresa que adotou o sistema de troca eletrônica. O trabalho, elaborado pelo mestre em administração Paulo Farah Navajas e pelo Professor Doutor da FEA Hiroo Takaoka, apresenta o conceito de forma didática e relata como caminha a implantação da troca eletrônica de dados no Brasil. O EDI permite o intercâmbio de pedidos de compras, faturas, cotações e avisos de recebimento entre empresas através de computadores.

Com o título Adaptação às Condições do Varejo Brasileiro: Lições do Caso Wal-Mart, o mestrando em administração da FEA José Luís Neves apresenta as dificuldades enfrentadas pelo grupo norte-americano para se adaptar às condições do mercado nacional. Segundo Neves, o Wal-Mart chegou a vender tilápias vivas, sacolas para tacos de golfe e coletes salva-vidas no início de sua operação no Brasil. Além da falta de conhecimento do nosso mercado, o autor destaca os juros e encargos sociais elevados e erros na precificação e no controle dos estoques. O trabalho questiona ainda se o custo das adaptações que estão por ser feitas no Brasil vale a pena.

O Prêmio Excel6encia em Varejo contou com o apoio do jornal Folha de S. Paulo, da consultora KPMG e da Editora Atlas, que publicou o livro. Veja a lista completa dos trabalhos publicados na obra:

  • Intercâmbio Eletrônico de Dados (EDI): Vantagens para o Varejo
  • Importância dos Canais de Distribuição na Indústria de Microcomputadores
  • Adaptações às Condições do Varejo Brasileiro: Lições do Caso Wal-Mart
  • Serviço ao Cliente Final no Varejo de Shopping Center: o Mix Ideal de Serviços
  • Qualidade de Atendimento no Varejo de Bens Duráveis
  • O Desenvolvimento dos Shopping Centers no Brasil e o Relacionamento entre Administradores e Lojistas
  • Promoção: Ferramenta Fundamental para o Pequeno Varejista
  • Estratégias de Marketing no Setor Supermercadista
  • A Gestão de Recursos Humanos no Novo Varejo
  • Capitalização das Empresas Brasileiras de Varejo
  • Comércio Virtual
  • Layout e Disposições de Produtos no Varejo: a Influência da Teoria Comportamental

Varejo Competitivo - volume 2
Coordenadores: Claudio Felisoni de Angelo e José Augusto G. da Silveira
Editora Atlas, São Paulo, 1997, 251 páginas

Contato com os autores:
Tel.: (011) 813-6467
E-mail: cfa@usp.br
           jags@usp.br