Varejo Competitivo - Volume 2 Claudio Felisoni de
Angelo
O trabalho vencedor, intitulado Comércio Virtual: Nova Tecnologia para o Segmento Varejista, acompanhou a iniciativa de duas empresas que realizam negócios pela internet: o Pão de Açúcar Delivery e a Companhia das Flores, que entrega flores e envia e-mail para seus clientes cadastrados lembrando das datas comemorativas. Com gastos variáveis - R$ 3 mil no caso da Cia das Flores e R$ 500 mil no Pão de Açúcar- as duas e neste setor ainda novo no mundo dos negócios. O estudo foi elaborado pelo mestrando em administração na FEA João Paulo Siqueira e a pesquisadora da FIA Sandra Helena França. Outro estudo, Intercâmbio Eletrônico de Dados (EDI): Vantagens para o Varejo, relata a experiências de uma empresa que adotou o sistema de troca eletrônica. O trabalho, elaborado pelo mestre em administração Paulo Farah Navajas e pelo Professor Doutor da FEA Hiroo Takaoka, apresenta o conceito de forma didática e relata como caminha a implantação da troca eletrônica de dados no Brasil. O EDI permite o intercâmbio de pedidos de compras, faturas, cotações e avisos de recebimento entre empresas através de computadores. Com o título Adaptação às Condições do Varejo Brasileiro: Lições do Caso Wal-Mart, o mestrando em administração da FEA José Luís Neves apresenta as dificuldades enfrentadas pelo grupo norte-americano para se adaptar às condições do mercado nacional. Segundo Neves, o Wal-Mart chegou a vender tilápias vivas, sacolas para tacos de golfe e coletes salva-vidas no início de sua operação no Brasil. Além da falta de conhecimento do nosso mercado, o autor destaca os juros e encargos sociais elevados e erros na precificação e no controle dos estoques. O trabalho questiona ainda se o custo das adaptações que estão por ser feitas no Brasil vale a pena. O Prêmio Excel6encia em Varejo contou com o apoio do jornal Folha de S. Paulo, da consultora KPMG e da Editora Atlas, que publicou o livro. Veja a lista completa dos trabalhos publicados na obra:
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