Coletânea PROVAR reúne artigos sobre administração no varejo Cláudio Felisoni
de Angelo
José Augusto G. da Silveira
Varejo Competitivo é o quarto livro de uma série que divulga, a cada ano, os melhores trabalhos selecionados para o Prêmio Excelência em Varejo, concurso realizado pelo Programa de Administração de Varejo (PROVAR-FIA/USP) em parceria com a Fundação EDUCAR DPaschoal destinado a premiar trabalhos focados na administração do varejo nacional.
O artigo ganhador do IV Prêmio de Excelência em Varejo foi elaborado pela pós-graduanda da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Anya Sartori Révillion, e teve o propósito de mensurar o nível de satisfação dos consumidores que freqüentam lojas das redes supermercadistas localizadas em Porto Alegre. Com base em uma pesquisa de campo, a autora detectou que o nível de satisfação dos consumidores está em 80,4% e que os 19,6% restantes representam uma oportunidade de ação para as empresas que atuam no setor, podendo ser um importante instrumento de vantagem competitiva. Também explorando o segmento supermercadista, o artigo "Estrutura organizacional e gerenciamento estratégico da comercialização de hortifrutis em supermercados" descreve e analisa a organização interna e a distribuição da responsabilidade pelo gerenciamento estratégico das empresas supermercadistas que comercializam hortifrutis. Segundo o autor Umberto Antonio Sesso Filho, o estudo foi motivado pelo aumento da participação do setor supermercadista na comercialização de hortifrutis, na mudança de hábitos do consumidor que hoje busca produtos mais saudáveis e também na capacidade de atração de clientes desta seção dentro das lojas. O livro traz ainda outro artigo assinado por Sesso Filho: um segundo estudo de caso do setor de supermercados. Com o título "Comportamento do Consumidor", o artigo tem como foco uma pesquisa realizada em um supermercado localizado na cidade de Piracicaba (SP). O levantamento procurou analisar o layout da loja em relação ao fluxo de pessoas e alocação das sessões, conhecer o perfil do cliente do supermercado e seus hábitos de compra, determinar os principais concorrentes e os fatores importantes para o consumidor na escolha daquela loja e analisar a possibilidade de introdução de novos produtos. "Vai às compras? Divirta-se! varejo temático no Brasil sob uma perspectiva de comportamento do consumidor" é o tema do artigo escrito pelo professor universitário Paulo Ricardo Meira. O autor procura analisar a questão do varejo temático, com exemplos nacionais e internacionais, e parte do pressuposto de que o ato de compra é cada vez menos funcional e mais experimental. Já o professor Fernando de Souza Coelho discute o varejo de conveniência no artigo intitulado "Varejo de conveniência na retaguarda de postos de serviços". O estudo também apresenta um quadro geral sobre esse tema e as perspectivas do segmento. Segundo Coelho, as lojas de conveniência constituem um imponente canal de distribuição varejista, minimizando esforços de compra dos clientes. Silvio Popadiuk e Vivian Iara Strehlau são os autores do trabalho "Atributos de marca de cerveja; uma abordagem multidimensional". O estudo, baseado em uma pesquisa junto a jovens universitários, procura apresentar elementos de imagem de marca importantes para o posicionamento do produto na mente do consumidor bem como identificar o valor de atributos de marca no contexto de consumo de cerveja. Embora tenha sido focado em um produto específico, os autores acreditam que o estudo possa ser aplicado para outros tipos de bens. "Tipologia de consumidores baseada nas razões e motivações de freqüência em shopping centers e a satisfação do consumidor" é o tema do artigo elaborado por Silvana Taschek Hastreiter, Renato Zancan Marchetii e Paulo Henrique Müller Prado. A primeira parte do trabalho enfoca o tema motivação e satisfação do consumidor em shopping centers. Em seguida, os autores apresentam a pesquisa que serviu para medir as razões que motivam a freqüência nos shopping centers. Os resultados do estudo, feito com freqüentadores de um shopping center de Curitiba, encerra o trabalho. Fugindo das análises sobre estratégia ou finanças, normalmente presentes em artigos sobre o setor, Patricia Ameli Tomei traz uma contribuição diferente para a obra através do estudo exploratório "Gestão da Inveja no Varejo Competitivo". A autora explora o papel da "inveja" no cotidiano das organizações varejistas, reflete sobre as disfunções desse sentimento no desempenho de tais organizações e os efeitos na desmotivação dos profissionais das empresas. Finalmente, a autora questiona a possibilidade do gerenciamento da inveja nesse contexto organizacional. "Setores industrial e varejista de linhas branca e marrom", de autoria do professor Rubens Famá em parceria com o engenheiro Edson Roberto Abe, analisa indicadores financeiros responsáveis pelo sucesso ou fracasso de empresas como Ponto Frio, Arapuã, Semp Toshiba, Gradiente e Sharp. Complementam o livro ainda os seguintes trabalhos: "Mercado de congelados: características do consumidor e potencial do mercado em São Paulo e Porto Alegre" (escrito por João Paulo Lara de Siqueira e Adilson Adão Borges Junior), Desafios da venda direta ao consumidor pela Internet (de autoria de Regina Meyer Branski) e Estratégia, competências distintivas de marketing e desempenho no varejo (assinado por Marcus V. M. da Cunha Jr, Fernando Bins Luce e Luiz Carlos Ritter Lund). Varejo Competitivo Contato com os autores: |