Coletânea PROVAR reúne artigos sobre administração no varejo

Cláudio Felisoni de Angelo
José Augusto G. da Silveira

 

Varejo Competitivo é o quarto livro de uma série que divulga, a cada ano, os melhores trabalhos selecionados para o Prêmio Excelência em Varejo, concurso realizado pelo Programa de Administração de Varejo (PROVAR-FIA/USP) em parceria com a Fundação EDUCAR DPaschoal destinado a premiar trabalhos focados na administração do varejo nacional.

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Os doze artigos que compõem a edição de 1999 contemplam um número amplo de setores varejistas. São trabalhos que tratam do comércio de eletroeletrônicos, mercado de congelados, lojas de conveniência, supermercados, vendas diretas pela Internet, comercialização de gêneros hortifrutis e shopping centers. A diversidade também se estende no enfoque trabalhado pelos autores, visto que os temas são apresentados a partir de análises mercadológicas, financeiras, estratégicas e até psicológicas. Segundo Claudio Felisoni de Angelo, um dos coordenadores da publicação, a obra traz referências valiosas tanto para o profissional como para o estudioso da Administração de Varejo no Brasil.

O artigo ganhador do IV Prêmio de Excelência em Varejo foi elaborado pela pós-graduanda da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Anya Sartori Révillion, e teve o propósito de mensurar o nível de satisfação dos consumidores que freqüentam lojas das redes supermercadistas localizadas em Porto Alegre. Com base em uma pesquisa de campo, a autora detectou que o nível de satisfação dos consumidores está em 80,4% e que os 19,6% restantes representam uma oportunidade de ação para as empresas que atuam no setor, podendo ser um importante instrumento de vantagem competitiva.

Também explorando o segmento supermercadista, o artigo "Estrutura organizacional e gerenciamento estratégico da comercialização de hortifrutis em supermercados" descreve e analisa a organização interna e a distribuição da responsabilidade pelo gerenciamento estratégico das empresas supermercadistas que comercializam hortifrutis. Segundo o autor Umberto Antonio Sesso Filho, o estudo foi motivado pelo aumento da participação do setor supermercadista na comercialização de hortifrutis, na mudança de hábitos do consumidor que hoje busca produtos mais saudáveis e também na capacidade de atração de clientes desta seção dentro das lojas.

O livro traz ainda outro artigo assinado por Sesso Filho: um segundo estudo de caso do setor de supermercados. Com o título "Comportamento do Consumidor", o artigo tem como foco uma pesquisa realizada em um supermercado localizado na cidade de Piracicaba (SP). O levantamento procurou analisar o layout da loja em relação ao fluxo de pessoas e alocação das sessões, conhecer o perfil do cliente do supermercado e seus hábitos de compra, determinar os principais concorrentes e os fatores importantes para o consumidor na escolha daquela loja e analisar a possibilidade de introdução de novos produtos.

"Vai às compras? Divirta-se! – varejo temático no Brasil sob uma perspectiva de comportamento do consumidor" é o tema do artigo escrito pelo professor universitário Paulo Ricardo Meira. O autor procura analisar a questão do varejo temático, com exemplos nacionais e internacionais, e parte do pressuposto de que o ato de compra é cada vez menos funcional e mais experimental.

Já o professor Fernando de Souza Coelho discute o varejo de conveniência no artigo intitulado "Varejo de conveniência na retaguarda de postos de serviços". O estudo também apresenta um quadro geral sobre esse tema e as perspectivas do segmento. Segundo Coelho, as lojas de conveniência constituem um imponente canal de distribuição varejista, minimizando esforços de compra dos clientes.

Silvio Popadiuk e Vivian Iara Strehlau são os autores do trabalho "Atributos de marca de cerveja; uma abordagem multidimensional". O estudo, baseado em uma pesquisa junto a jovens universitários, procura apresentar elementos de imagem de marca importantes para o posicionamento do produto na mente do consumidor bem como identificar o valor de atributos de marca no contexto de consumo de cerveja. Embora tenha sido focado em um produto específico, os autores acreditam que o estudo possa ser aplicado para outros tipos de bens.

"Tipologia de consumidores baseada nas razões e motivações de freqüência em shopping centers e a satisfação do consumidor" é o tema do artigo elaborado por Silvana Taschek Hastreiter, Renato Zancan Marchetii e Paulo Henrique Müller Prado. A primeira parte do trabalho enfoca o tema motivação e satisfação do consumidor em shopping centers. Em seguida, os autores apresentam a pesquisa que serviu para medir as razões que motivam a freqüência nos shopping centers. Os resultados do estudo, feito com freqüentadores de um shopping center de Curitiba, encerra o trabalho.

Fugindo das análises sobre estratégia ou finanças, normalmente presentes em artigos sobre o setor, Patricia Ameli Tomei traz uma contribuição diferente para a obra através do estudo exploratório "Gestão da Inveja no Varejo Competitivo". A autora explora o papel da "inveja" no cotidiano das organizações varejistas, reflete sobre as disfunções desse sentimento no desempenho de tais organizações e os efeitos na desmotivação dos profissionais das empresas. Finalmente, a autora questiona a possibilidade do gerenciamento da inveja nesse contexto organizacional.

"Setores industrial e varejista de linhas branca e marrom", de autoria do professor Rubens Famá em parceria com o engenheiro Edson Roberto Abe, analisa indicadores financeiros responsáveis pelo sucesso ou fracasso de empresas como Ponto Frio, Arapuã, Semp Toshiba, Gradiente e Sharp. Complementam o livro ainda os seguintes trabalhos: "Mercado de congelados: características do consumidor e potencial do mercado em São Paulo e Porto Alegre" (escrito por João Paulo Lara de Siqueira e Adilson Adão Borges Junior), Desafios da venda direta ao consumidor pela Internet (de autoria de Regina Meyer Branski) e Estratégia, competências distintivas de marketing e desempenho no varejo (assinado por Marcus V. M. da Cunha Jr, Fernando Bins Luce e Luiz Carlos Ritter Lund).


Varejo Competitivo
Autores: Cláudio Felisoni de Angelo e José Augusto G. da Silveira
Editora Atlas, SP, 254 pp, 2000.

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Tel.: (11)3818-6045
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