Livro auxilia profissionais de Marketing na gestão de produtos

Fauze Najib Mattar e
Dilson Gabriel dos Santos
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O livro Gerência de Produtos ? Como Tornar seu Produto um Sucesso aborda todo o processo de planejamento de Marketing de uma marca, reunindo as técnicas e os conceitos mais modernos na área de gerenciamento de produtos. Recém-lançado pela Editora Atlas, a obra elaborada pelos professores da área de Marketing da FEA/USP Fauze Najib Mattar e Dilson Gabriel dos Santos está lastreada na experiência de mais de 25 anos dos autores em atividades acadêmicas, profissionais e de consultoria.


Destinada tanto para profissionais quanto para alunos de graduação e pós-graduação do curso de Administração, a publicação compreende os diversos aspectos que abrangem as atividades da área de Marketing em empresas de todos os segmentos de negócios. Seus autores analisam desde o planejamento até o processo de avaliação de desempenho, passando pelo desenvolvimento e seleção das estratégias e pela elaboração dos planos.
O livro é dividido em nove capítulos, estruturados de maneira a auxiliar os gerentes de áreas como Marketing, Grupo de Produtos, Produto/Mercado/Marca, Promoções de Venda, Pós-venda, e Propaganda, a desvendarem as diferentes abordagens que compõem as principais atividades da administração de Marketing.
O primeiro capítulo apresenta as diversas opções para a organização das atividades de marketing na empresa. No seguinte, descreve-se a função do gerente de produtos, suas atribuições e o relacionamento desse profissional com as demais áreas da empresa. O processo completo de planejamento de marketing, tido como a principal função do gerente de produtos, está apresentado no terceiro capítulo.
O capítulo quatro destaca a importância da informação para o planejamento de marketing. Nos dois capítulos seguintes, os autores se dedicam à descrição da análise da situação, com a sugestão de um modelo para efetuá-la e de um checklist de informações a serem consideradas, e à discussão do estabelecimento de objetivos de marketing.
O tema apresentado no sétimo capítulo é considerado como o mais importante pelos autores. Ele discute o desenvolvimento e a seleção das estratégias de marketing. Aborda, inicialmente, os princípios e fundamentos das estratégias de marketing bem-sucedidas. Em seguida, são debatidas as estratégias focadas na concorrência, no mercado e nas potencialidades da empresa e do produto. No final, os autores acrescentam um referencial teórico para o desenvolvimento de estratégias.
O capítulo oito trata da elaboração do plano de marketing, tido como o resultado final de todo o processo de planejamento. São apresentadas as diretrizes para a redação do plano e a itemização de um modelo sugerido. O capítulo de encerramento apresenta os procedimentos para estabelecer o controle do plano de marketing, onde são expostos e descritos os elementos do sistema de controle, acompanhados da sugestão de modelos de formulários para o controle de diversos resulyados de marketing.
O didatismo da obra também deve ser creditado ao formato que os autores estruturaram cada um dos capítulos: um resumo do assunto tratado, questões para reflexão e bibliografia de referência trazem ao leitor condições de fixar e aprofundar os conceitos apresentados.


Gerência de Produtos – como tornar seu produto um sucesso
Autores: profs. Fauze Najib Mattar e Dilson Gabriel dos Santos
Editora Atlas, São Paulo, 1999, 258 páginas.

Comentário dos autores: (11) 818-5844