 |
O
livro Gerência de Produtos ? Como Tornar seu Produto
um Sucesso aborda todo o processo de planejamento de
Marketing de uma marca, reunindo as técnicas e os conceitos
mais modernos na área de gerenciamento de produtos. Recém-lançado
pela Editora Atlas, a obra elaborada pelos professores da área
de Marketing da FEA/USP Fauze Najib Mattar e Dilson Gabriel
dos Santos está lastreada na experiência de mais
de 25 anos dos autores em atividades acadêmicas, profissionais
e de consultoria.
|
Destinada tanto para profissionais quanto para alunos de graduação
e pós-graduação do curso de Administração,
a publicação compreende os diversos aspectos que abrangem
as atividades da área de Marketing em empresas de todos os segmentos
de negócios. Seus autores analisam desde o planejamento até
o processo de avaliação de desempenho, passando pelo desenvolvimento
e seleção das estratégias e pela elaboração
dos planos.
O livro é dividido em nove capítulos, estruturados de
maneira a auxiliar os gerentes de áreas como Marketing, Grupo
de Produtos, Produto/Mercado/Marca, Promoções de Venda,
Pós-venda, e Propaganda, a desvendarem as diferentes abordagens
que compõem as principais atividades da administração
de Marketing.
O primeiro capítulo apresenta as diversas opções
para a organização das atividades de marketing na empresa.
No seguinte, descreve-se a função do gerente de produtos,
suas atribuições e o relacionamento desse profissional
com as demais áreas da empresa. O processo completo de planejamento
de marketing, tido como a principal função do gerente
de produtos, está apresentado no terceiro capítulo.
O capítulo quatro destaca a importância da informação
para o planejamento de marketing. Nos dois capítulos seguintes,
os autores se dedicam à descrição da análise
da situação, com a sugestão de um modelo para efetuá-la
e de um checklist de informações a serem consideradas,
e à discussão do estabelecimento de objetivos de marketing.
O tema apresentado no sétimo capítulo é considerado
como o mais importante pelos autores. Ele discute o desenvolvimento
e a seleção das estratégias de marketing. Aborda,
inicialmente, os princípios e fundamentos das estratégias
de marketing bem-sucedidas. Em seguida, são debatidas as estratégias
focadas na concorrência, no mercado e nas potencialidades da empresa
e do produto. No final, os autores acrescentam um referencial teórico
para o desenvolvimento de estratégias.
O capítulo oito trata da elaboração do plano de
marketing, tido como o resultado final de todo o processo de planejamento.
São apresentadas as diretrizes para a redação do
plano e a itemização de um modelo sugerido. O capítulo
de encerramento apresenta os procedimentos para estabelecer o controle
do plano de marketing, onde são expostos e descritos os elementos
do sistema de controle, acompanhados da sugestão de modelos de
formulários para o controle de diversos resulyados de marketing.
O didatismo da obra também deve ser creditado ao formato que
os autores estruturaram cada um dos capítulos: um resumo do assunto
tratado, questões para reflexão e bibliografia de referência
trazem ao leitor condições de fixar e aprofundar os conceitos
apresentados.
Gerência
de Produtos – como tornar seu produto um sucesso
Autores: profs. Fauze Najib Mattar e Dilson Gabriel dos Santos
Editora Atlas, São Paulo, 1999, 258 páginas.
Comentário
dos autores: (11)
818-5844
|