Obra reúne estudos sobre varejo brasileiro Cláudio Felisoni de Angelo
José Augusto G. da Silveira
Sob a coordenação dos professores Claudio Felisoni de Angelo e José Augusto G. da Silveira, respectivamente Coordenador e Vice-coordenador do PROVAR, os textos selecionados na obra tratam temas específicos do varejo, como políticas de precificação, franquias, embalagens, shopping centers, qualidade de serviços, marcas próprias e fidelidade. Uma obra de referência para os que estudam o setor. “Aspectos Sociodemográficos e Culturais Relacionados
a Compra de Presentes: Implicações para o Varejo Especializado”
abre o primeiro capítulo e visa analisar o comportamento simbólico
de consumo, sendo os presentes o objeto de estudo. O ato de presentear;
a função que os presentes têm na sociedade; as fontes
de informação para a compra de presentes; os atributos de
qualidade foram alguns dos tópicos focados no estudo. Outro destaque da publicação, tem as lojas
de conveniência como o principal foco de estudo e traz um panorama
geral sobre o seu surgimento, em 1987, fruto de uma joint venture entre
a Shell e o Pão de Açúcar. O texto analisa as características
das lojas de conveniência, mix de produtos oferecidos, perfil dos
consumidores, franquias, entre outros aspectos. O estudo da embalagem de iogurte foi o tema principal
do capítulo que analisa o planejamento cuidadoso exigido para a
elaboração das embalagens desse tipo de produto. Assim,
aspectos relativos ao transporte, armazenagem, distribuição
e aceitação por parte do mercado consumidor são discutidos
no trabalho. A publicação também trata do segmento
de shopping centers, focado em dois capítulos: “Estilo cognitivo
e estratégia competitiva em empresas situadas em shopping centers”
e “Shopping de vizinhança: modelo para o varejo brasileiro”.
No primeiro caso, a cidade de Maringá foi o objeto do estudo, enquanto
o outro, destaca as áreas de influência para a construção
de shopping centers, por meio da apresentação dos perfis
da cidade de São Paulo e do bairro do Morumbi. Três capítulos têm o setor supermercadista como objeto de análise. Um deles, estuda o desempenho nas empresas supermercadistas de Salvador, analisando a importância de uma administração voltada para a inovação dentro de um ambiente dinâmico e complexo. O varejo de moda é o tema do capítulo “Fidelização no Varejo de Moda: Mito ou Realidade”, que destaca o Marketing como o principal passo para a conquista do consumidor. Livro:Varejo Competitivo Contato com os autores:
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