Obra reúne estudos sobre varejo brasileiro

Cláudio Felisoni de Angelo
José Augusto G. da Silveira

 

capa_gestoperac.jpg (18272 bytes)

 Varejo Competitivo – O quinto volume da série Varejo Competitivo é mais uma contribuição do Programa de Administração de Varejo (PROVAR-FIA/USP) que visa analisar, através de diversas pesquisas, assuntos de interesse do varejo, da indústria e do mercado de consumo em geral. A obra reúne os doze melhores trabalhos que concorreram ao V Prêmio de Excelência em Varejo, concedido pelo PROVAR e pela Fundação Educar-DPaschoal.
Em 2000, o trabalho premiado recebeu o título “Formas da Orientação para Mercado nas Empresas de Varejo do Brasil” , de autoria de Claudio H. Sampaio, Marcelo G. Perin e Claudio Damacena. Trata-se de um estudo que enfoca o varejo de confecções, um segmento, que segundo os autores, apresenta algumas características importantes a serem estudadas, como a alta competição, que faz com que a orientação para o mercado possa ser um diferencial importante.


Sob a coordenação dos professores Claudio Felisoni de Angelo e José Augusto G. da Silveira, respectivamente Coordenador e Vice-coordenador do PROVAR, os textos selecionados na obra tratam temas específicos do varejo, como políticas de precificação, franquias, embalagens, shopping centers, qualidade de serviços, marcas próprias e fidelidade. Uma obra de referência para os que estudam o setor.

“Aspectos Sociodemográficos e Culturais Relacionados a Compra de Presentes: Implicações para o Varejo Especializado” abre o primeiro capítulo e visa analisar o comportamento simbólico de consumo, sendo os presentes o objeto de estudo. O ato de presentear; a função que os presentes têm na sociedade; as fontes de informação para a compra de presentes; os atributos de qualidade foram alguns dos tópicos focados no estudo.

Outro destaque da publicação, tem as lojas de conveniência como o principal foco de estudo e traz um panorama geral sobre o seu surgimento, em 1987, fruto de uma joint venture entre a Shell e o Pão de Açúcar. O texto analisa as características das lojas de conveniência, mix de produtos oferecidos, perfil dos consumidores, franquias, entre outros aspectos.
Estratégias e políticas de precificação em lojas de conveniência intitulam um outro trabalho, que ressalta a imagem de loja cara, atribuída pelos consumidores, às lojas de conveniência. Característica que leva esse tipo de comércio a ser considerado como “lojas de urgência”.

O estudo da embalagem de iogurte foi o tema principal do capítulo que analisa o planejamento cuidadoso exigido para a elaboração das embalagens desse tipo de produto. Assim, aspectos relativos ao transporte, armazenagem, distribuição e aceitação por parte do mercado consumidor são discutidos no trabalho.

A publicação também trata do segmento de shopping centers, focado em dois capítulos: “Estilo cognitivo e estratégia competitiva em empresas situadas em shopping centers” e “Shopping de vizinhança: modelo para o varejo brasileiro”. No primeiro caso, a cidade de Maringá foi o objeto do estudo, enquanto o outro, destaca as áreas de influência para a construção de shopping centers, por meio da apresentação dos perfis da cidade de São Paulo e do bairro do Morumbi.

Três capítulos têm o setor supermercadista como objeto de análise. Um deles, estuda o desempenho nas empresas supermercadistas de Salvador, analisando a importância de uma administração voltada para a inovação dentro de um ambiente dinâmico e complexo. O varejo de moda é o tema do capítulo “Fidelização no Varejo de Moda: Mito ou Realidade”, que destaca o Marketing como o principal passo para a conquista do consumidor.


Livro:Varejo Competitivo
Coordenadores: Claudio Felisoni de Angelo e José Augusto G. da Silveira
Editora Atlas, São Paulo, 2001, 283 p.

Contato com os autores:
Tel.: (11) 813-6467
E-mail: cfa@usp.br
           jags@usp.br