"Varejo Competitivo" apresenta 13 artigos inéditos sobre o setor Cláudio Felisoni de Angelo
José Augusto G. da Silveira
O artigo
vencedor deste ano foi elaborado pelo professor da Universidade Vale do
Rio dos Sinos - Unisinos, Filipe Campelo Xavier da Costa, sob a temática
Influências ambientais no comportamento de compra por impulso:
um estudo exploratório. Com a constatação de
que a maioria das decisões de compra ocorrem dentro do ambiente
da loja, onde o consumidor adquire produtos por impulso baseado num comportamento
emocional, o autor buscou identificar os principais elementos desses ambientes
que motivam a compra e impõem ao varejista novas estratégias
de marketing. Entre eles, Xavier da Costa apontou a fácil movimentação,
sinalização clara e fatores geradores de contentamento e
sentimentos positivos como os mais eficazes para melhoria do desempenho
do setor. As influências ambientais também
foram enfocadas no artigo sobre o uso das cores nos pontos de venda, assinado
por Paulo Ricardo Meira. Uma pesquisa para comparação entre
a percepção dos clientes e a decisão pelo uso de
cores num estabelecimento varejista ocorreu com lojistas de um shopping
center regional buscando elucidar sua preocupação no que
tange aos aspectos físicos e à atmosfera da loja. Assim,
o uso criativo de cores frias em locais que podem causar ansiedade ou
de cores quentes em fachadas de lojas e vitrines são exemplos que
determinariam diretamente a predisposição de compra do consumidor. Três capítulos são dedicados
à análise do varejo eletrônico. Um deles estuda o
impacto da internet nas agências de viagem e operadoras de turismo,
sugerindo como estas empresas devem investir em sites de comunicação
e desmassificação, seguindo a estratégia
de companhias aéreas e hotéis que, por exemplo, passaram
a vender seus serviços diretamente ao consumidor via rede e a disputar
a mesma categoria de clientes. O que leva o consumidor brasileiro a comprar
no varejo eletrônico é o tema do segundo artigo sobre e-business,
que procura estabelecer o perfil sócio-econômico desse novo
cliente, suas preferências e resistências bem como a freqüência
de compras via internet. O varejo em shopping centers é representado
pelos artigos Shopping center: um estudo sobre ambiente e comportamento
e Shopping centers e a adequação do perfil de oferta
de negócios. No primeiro, a autora Alessandra Giovannetti
mostra, por meio de pesquisa realizada em três grandes shoppings
de São Paulo, que o cliente desses estabelecimentos mudou de comportamento,
tornando-se mais exigente e seletivo. Já o segundo busca definir
quais os tipos de lojas que devem compor o perfil de oferta desses negócios
e como estas devem se preocupar com os públicos com os quais irão
interagir. Outros destaques são os capítulos
referentes ao setor supermercadista. Em Crescimento e desempenho
de redes de supermercados na década de 90, leva-se em conta
o crescimento de firmas nacionais, a entrada de empresas estrangeiras
e a utilização de novas tecnologias para formulação
da análise sobre possíveis ganhos de eficiência nesse
contexto. Um dos resultados revela que o rápido crescimento das
grandes empresas trouxe menor faturamento bruto, enquanto as redes de
menor tamanho conseguiram manter seu desempenho no mesmo período. Já o artigo Competências
essenciais na busca da competitividade fornece o conjunto de competências
e de estratégias a serem tomadas junto a gestores, funcionários
e clientes dos supermercados que irão sustentar as vantagens competitivas
dessas organizações. Mereceram atenção entre
os resultados, a demonstração de comprometimento com a organização,
conhecimento da cultura da região e do Código do Consumidor,
entre outros. Na publicação, o leitor encontra
ainda estudos sobre internacionalização de franquias, marcas
e varejo, orientação para o mercado em empresas gaúchas
de varejo de confecções masculinas e orientação
para o mercado no varejo brasileiro por meio de um estudo de caso do Magazine
Luiza. Livro:Varejo Competitivo Contato com os autores: |