Publicação avalia perspectivas |
Matias define como "grandes bancos privados nacionais
de varejo" as instituições financeiras bancárias,
com carteira comercial e ativos totais superiores a US$ 1 bilhão
de dólares, mais de 51% do capital votante em mãos de pessoas
físicas ou jurídicas (não bancárias) residentes
no país (conforme contabilização patrimonial), controle
administrativo de pessoas físicas ou jurídicas (não
bancárias) residentes no país e com atendimento ao público
por rede de agências bancárias. Ainda para efeitos de análise,
Matias conceitua como insucessos bancários as liquidações
extrajudiciais e as vendas de controle acionário. Dados do livro mostram que em junho de 1994 havia no
país 17 grandes bancos privados nacionais de varejo. Quatro anos
depois esse número caiu para dez, sendo que seis pertenciam ao
grupo do período inicial e quatro passaram a integrar a relação.
Portanto, no período analisado, foi constatado o desaparecimento
de onze grandes bancos que são objeto de análise do estudo,
totalizando US$ 50,1 bilhões de ativos totais, ou o equivalente
a 51% do total de ativos desse segmento. Esses ativos foram parcialmente
transferidos para seis dessas instituições remanescentes
(35% do valor contábil) ou para bancos estrangeiros (65% do valor
contábil), ampliando a participação estrangeira nesse
segmento. O autor responde importantes indagações
suscitadas pelos insucessos detectados no setor bancário, como
a questão da previsibilidade do sucesso, os indicadores relevantes
nesse tipo de previsão e as características que levam ao
insucesso. O professor Matias faz ainda recomendações quanto
a estudos futuros sobre o segmento, entre elas, o fato de que a privatização
de um banco não garante sua sobrevivência. Outra importante
contribuição é a bibliografia utilizada pelo autor,
onde estão relacionadas diversas fontes de informação,
como relatórios estatísticos, base de dados, legislação
do setor, artigos e informações sobre o tema disponíveis
na internet. Insucesso de grandes bancos privados brasileiros de varejo Autor: Alberto Borges Matias Editora: Manole, 69p., São Paulo, 2002. Informações: (16) 629.0460 ou matias@usp.br |