Um novo olhar sobre o tema Estratégia

Benny Kramer Costa e
Martinho Isnard R. de Almeida

Não presenciamos os impactos da Revolução Industrial, mas as transformações que vemos ocorrer hoje na sociedade e nas organizações são tão ou mais importantes para a espécie humana quanto a própria Revolução. Porém, dificilmente nos damos conta desse momento histórico, do qual somos agentes e pacientes. "Muitas vezes não percebemos o real significado dessas transformações e de suas reais implicações em nosso modo de viver, agir e pensar". Partindo desse princípio, Ricardo Amoroso, professor da FEA e consultor de estratégia, norteou o seu trabalho inserido na obra recentemente publicada pela Editora Atlas "Estratégia: Perspectivas e Aplicações", coordenada pelos professores Benny Kramer Costa e Martinho Isnard Ribeiro de Almeida, também professores ligados à FEA.

Segundo Amoroso, nosso jeito tradicional de ver as coisas já não nos serve mais. "As Estratégias são importantes elementos na busca de caminhos, objetivos e alternativas futuras e inovadoras", complementa o raciocínio o professor Luis Gaj, um dos autores do livro, com o capítulo intitulado "Liderança". Ele enfatiza que "os sistemas estratégicos que se consideram eternos estão destinados a desaparecer".

Em seu trabalho, Amoroso ressalta que a estratégia acontece em nossa mente antes de desenvolvermos todo o processamento analítico e sistemático do planejamento. "É um processo no qual as informações nem sempre são precisas; às vezes abundantes, outras vezes indisponíveis". E faz uma diferenciação entre o pensamento estratégico de outras formas de pensamento. "Trata-se de um pensamento abstrato e complexo, que requer certa dose de intuição, capacidade de síntese, experiência real e prática no âmbito dos negócios e da gestão da operação".

Estas e outras facetas sobre Estratégias podem ser conferidas na recente publicação "Estratégia: Perspectivas e Aplicações", uma compilação de 28 trabalhos produzidos por acadêmicos de universidades de todo o país, e até do exterior, e por profissionais do mercado. Os temas foram divididos em cinco partes: Contexto Internacional; Estratégias de Empresas Internacionais e Organizações Sociais; Modelos de Estratégias; Gestão e Competências; Técnicas de Cenários e Pesquisa; Experiências e Aplicações. "Os trabalhos constituem uma forma de provocação, um desafio para continuar com novas contribuições e novos trabalhos, que elevarão a compreensão e o entendimento dos intricados problemas que cercam e desafiam os gestores de empreendedorismo", afirma Gaj.

A publicação é um resultado dos esforços da Sociedade Latino-Americana de Estratégia (SLADE), fundada em 1988. "Procurando consolidar os diversos trabalhos de autores brasileiros apresentados no congresso realizado em Buenos Aires, em 2001, selecionamos os que consideramos os melhores trabalhos desses participantes. (...) A participação desta discussão viva sobre a estratégia implica a decisão de não ficar apenas em experiências isoladas ou num modelo único de um autor, mas precisamente buscar, refletir e considerar o que tantos participantes têm para dizer e contribuir", explicam os organizadores.

Algumas novidades

A publicação traz amplas abordagens sobre o tema Estratégias, vinculadas a variados setores. Dois deles tratam das pequenas empresas e do terceiro setor. Veja:

"Influência da Globalização nas Pequenas Empresas", de Martinho Isnard Ribeiro de Almeida e Lia Naomi Asai. Muitos podem perguntar-se como uma pequena empresa poderia sobreviver em uma economia globalizada, com a competição mais acirrada, produtos importados de alta qualidade, invasão de multinacionais que oferecem excelentes produtos e serviços a um preço baixo. Contudo, por meio do estudo é possível concluir que a globalização trouxe muitas oportunidades para pequenas empresas. Devido a seu tamanho, agilidade e flexibilidade, conseguem adaptar-se facilmente às rápidas mudanças do mercado, o que as torna competitivas e pode garantir a sua sobrevivência.

Outros destaques são os trabalhos de Casturina Jaíra da Silva, Tâmara Cecília Karawejczyk e Cléa Beatriz Macagnan Pretto, "Estratégia como ferramenta nas organizações sociais: um estudo sobre organizações do terceiro setor na região do Vale do Rio Sinos", e da Renata Giovanazzo e Adalberto Fischmann, "Delphi Eletrônico - Uma experiência de utilização da metodologia de pesquisa e seu potencial de abrangência regional".


Estratégia - Perspectiva e Aplicações
(Benny Kramer Costa e Martinho Isnard R. de Almeida)

Alternativa Atlas, São Paulo 2002, 344p.

Contato com o coordenador:
(11) 3815-2038
e-mail: martinho@usp.br