OBJETIVOS


• Apresentar e discutir com os participantes os principais conceitos relacionados ao tema Motivação no Trabalho, procurando deixar clara a importância do mesmo para o processo de gestão eficaz de equipes e de percepção das dificuldades de se lidar com o fator humano nas organizações de trabalho.

• Introduzir a noção de “estilos ou orientações motivacionais” como ferramenta para melhor compreensão das diferenças de comportamento individual no trabalho, enfatizando-se as implicações das mesmas no atendimento e satisfação de Clientes, bem como melhoria do inter-relacionamento pessoal em equipes.

• Diagnosticar as orientações motivacionais dos participantes através de instrumento especificamente desenvolvido para esta finalidade - M. A. R. E.® - e que adota a seguinte classificação:
-------- • estilo cooperação;
-------- • estilo realização;
-------- • estilo especialização;
-------- • estilo negociação.



METODOLOGIA


 

Os diferentes temas que fazem parte do conteúdo programático serão desenvolvidos através da exposição de conceitos essenciais, discussão de casos e trabalhos em equipe. Como parte integrante da metodologia do curso, os alunos serão solicitados a desenvolver um trabalho individual de conclusão, procurando aplicar os
conhecimentos obtidos ao longo do curso em suas próprias realidades organizacionais.



CARACTERÍSTICAS GERAIS


1. O programa tem carga horária total básica de 16 horas.
2. O programa é oferecido em caráter Intensivo em 02 sessões realizadas em dias consecutivos.
3. O conteúdo dos temas desenvolve-se através de sessões teóricas e práticas sob a responsabilidade exclusiva do Prof. Dr. Roberto Coda – FEA/USP.
4. A avaliação do aproveitamento individual no programa é feita através de um trabalho aplicativo e voltado para o aperfeiçoamento do tema Motivação na empresa de atuação do participante.



TEMAS


Os temas Comportamentais básicos formadores do Comportamento Organizacional
• Motivação e Satisfação no Trabalho
• Liderança

A Satisfação no Trabalho
• Condicionantes da Satisfação no Trabalho
• Satisfação no Trabalho e Satisfação de Clientes e Consumidores
• Fatores Individuais Intervenientes na Satisfação no Trabalho

A Motivação no Trabalho
• Motivação no Trabalho e Sucesso Organizacional
• Fatores Individuais Intervenientes na Motivação no Trabalho
• O conceito de Orientação Motivacional
• Aplicação de Instrumento para Diagnóstico das Orientações
Motivacionais: M. A. R. E.®
• Análise das Orientações Motivacionais dos Participantes

Liderança e Motivação no Trabalho

• A Interface entre Liderança e Motivação
• Líder como Administrador do Sentido no Trabalho
• Estilo de Liderança como Manifestação das Orientações Motivacionais
• Orientações M. A. R. E.®: Implicações para o exercício da Função Gerencial, Atendimento de Clientes e para o Relacionamento Interpessoal no trabalho



INFORMAÇÕES ADICIONAIS


Fone: 3091-5994 / Fax: 5572-0186 - São Paulo – SP.