OBJETIVOS


• Apresentar e discutir as principais teorias de Liderança, analisando sua evolução e as recentes aplicações no mundo dos negócios.

• Deixar clara a importância que a liderança eficaz possui na melhoria do comportamento da própria organização e em seus esforços de mudança.

• Desenvolver as habilidades dos participantes que permitam uma compreensão ampla do papel, atividades e competências de gerentes e líderes.



METODOLOGIA


Os diferentes temas que fazem parte do conteúdo programático serão desenvolvidos através da exposição de conceitos essenciais, discussão de casos e trabalhos em equipe. Como parte integrante da metodologia do curso, os alunos serão solicitados a desenvolver um trabalho individual de conclusão, procurando aplicar os conhecimentos obtidos ao longo do curso em suas próprias realidades organizacionais.

 



CARACTERÍSTICAS GERAIS


1. O programa tem carga horária total de 42 horas.
2. O programa é oferecido em caráter Extensivo em 14 sessões realizadas duas vezes por semana, sendo 3 (três) horas na terça feira e 3 (três) horas na quinta-feira.
3. O conteúdo dos temas desenvolve-se através de sessões teóricas e práticas sob a responsabilidade de profissionais
de renome em nível nacional. O principal docente do curso é o Prof. Dr. Roberto Coda – FEA/USP.
4. A avaliação do aproveitamento individual no programa é feita através de um trabalho aplicativo e voltado para o aperfeiçoamento do tema Liderança na empresa de atuação do participante.



TEMAS


PARTE I : Indivíduos Enquanto Líderes
• O Conceito de Liderança
• Líder e gerente: Diferenças e Semelhanças
• A Importância e a Necessidade de líderes em Organizações
• Teorias de Liderança e seus Paradigmas
• Aspectos Contemporâneos das Teorias de Liderança
• Modelos de Competências de Liderança
• Liderança e Motivação: a Gestão do Significado e da Visão

PARTE II : Liderança de Equipes
• Estilos de Liderança
• Identificação e Análise de Estilos de Liderança
• A Importância dos Seguidores
• O Trabalho em Equipe
• Estágios de Desenvolvimento de Grupos
• Analisando a Interação no Grupo e entre Grupos
• Obtendo a colaboração da Equipe: programas de envolvimento de empregados
• Liderança e Coaching

PARTE III : Liderança no Contexto Organizacional
• Fontes de Poder Individual e Estrutural: Autoridade e Liderança
• Gestão do Conflito e Negociação
• Gestão da Cultura Organizacional
• Gestão do Clima Organizacional
• O Desafio final da Liderança: Gestão da Mudança Organizacional



INFORMAÇÕES ADICIONAIS


Fone: 3091-5994 / Fax: 5572-0186 - São Paulo – SP.