OBJETIVOS


• Explicitar o caráter estratégico da gestão de competências humanas no trabalho, permitindo que empresários e gestores compreendam melhor como o desenvolvimento das mesmas pode alavancar o desempenho geral do negócio e a geração dos resultados esperados;

• Capacitar o participante na utilização de técnicas de gestão de competências, discutindo a evolução das principais abordagens até o atual conceito de competências de consultor de desempenho empresarial.


METODOLOGIA


Os diferentes temas que fazem parte do conteúdo programático serão desenvolvidos através da exposição de conceitos essenciais, discussão de casos e trabalhos em equipe. Como parte integrante da metodologia do curso, os alunos serão solicitados a desenvolver um trabalho individual de conclusão, procurando aplicar os conhecimentos obtidos ao longo do curso em suas próprias realidades organizacionais.


CARACTERÍSTICAS GERAIS

 

1. O programa tem carga horária total de 42 horas.
2. O programa é oferecido em caráter Extensivo em 14 sessões realizadas duas vezes por semana, sendo 3 (três) horas na terça feira e 3 (três) horas na quinta-feira.
3. O conteúdo dos módulos desenvolve-se através de sessões teóricas e práticas a serem realizadas por profissionais de renome em nível nacional. O principal docente do curso é o Prof. Dr. Roberto Coda – FEA/USP.
4. A avaliação do aproveitamento individual no programa será realizada através do trabalho aplicativo e voltado para o aperfeiçoamento do tema Gestão de Competências na empresa de atuação do participante.


TEMAS


PARTE I - TORNANDO CLARO O CONCEITO DE COMPETÊNCIAS
• Competências Essenciais: Adaptação às Mudanças a partir da Gestão Estratégica de RH
• Competências, Capacidades, Valores, Prioridades e Habilidades: Definindo as Características Únicas da Organização
• Operacionalizando Competências de Desempenho: O Uso da Linguagem Comportamental para Transformar Características em Ações Observáveis
• Em Busca do Alinhamento Estrutural: a Sustentação da Identidade Organizacional através dos Sistemas de Gestão de Pessoas

PARTE II - IMPLANTANDO MODELOS DE GESTÃO DE COMPETÊNCIAS
• Modelos de Gestão de Competências
-----• Competências Pessoais
-----• Competências de Comunicação
-----• Competências de Compreensão da Diversidade
-----• Competências Éticas
-----• Competências do Trabalho em Equipe
• O Desafio da Identificação de Competências
• Definindo uma Gestão de Pessoas Baseada em Gestão de Competências
• Exemplos de Aplicação de Gestão de Pessoas Baseada em Gestão de Competências

PARTE III - DESENVOLVENDO A MELHORIA ORGANIZACIONAL ATRAVÉS DA GESTÃO DE COMPETÊNCIAS
• O Gerente como Consultor de Desempenho
• A função do Consultor de Desempenho
• As Atividades do Consultor de Desempenho
• Competências do Consultor de Desempenho
• Desenvolvendo Competências de Consultor de Desempenho


INFORMAÇÕES ADICIONAIS


Fone: 3091-5994 / Fax: 5572-0186 - São Paulo – SP.