OBJETIVOS

• Explicitar o caráter estratégico da gestão do Capital Intelectual, permitindo que empresários e gerentes compreendam melhor o papel e a importância que o fator humano possui no desempenho geral do negócio e na geração dos resultados esperados

• Capacitar o participante na utilização de técnicas de Gestão do Conhecimento, discutindo a evolução das principais abordagens até o atual conceito de gestão de competências como gerador de melhoria no desempenho empresarial.

 

METODOLOGIA

Os diferentes temas que fazem parte do conteúdo programático serão desenvolvidos através da exposição de conceitos essenciais, discussão de casos e trabalhos em equipe. Como parte integrante da metodologia do curso, os alunos serão solicitados a desenvolver um trabalho individual de conclusão, procurando aplicar os conhecimentos obtidos ao longo do curso em suas próprias realidades organizacionais.

 

CARACTERÍSTICAS GERAIS

1. O programa tem carga horária total equivalente a 120 horas.
2. O programa é oferecido em caráter Extensivo em sessões realizadas duas vezes por mês em finais de semana alternados, sendo 4 (quatro) horas na sexta-feira e 8 (oito) horas no sábado.
• outras opções de realização poderão ser estudadas, mediante solicitação ••específica.
3. O conteúdo dos temas desenvolve-se através de sessões teóricas e práticas a serem realizadas por profissionais de renome em nível nacional. O coordenador do Programa é o Prof. Dr. Roberto Coda da FEA/USP.
4. A avaliação do aproveitamento individual no programa é feita através de um trabalho aplicativo e voltado para o aperfeiçoamento do tema Gestão do Conhecimento na empresa de atuação do participante.

TEMAS

MÓDULO I - INTRODUÇÃO
• Evolução da Área de RH: da Gestão de Pessoal à Gestão do Conhecimento e do ••Capital Intelectual (12 Horas)
• Fundamentos e Funções Típicas da área de RH
• Papel da Área de RH no Contexto Organizacional
• Evolução da Teoria Administrativa
• Os Novos Paradigmas e Modelos de Gestão Empresarial
• Implicações para a Gestão do Conhecimento
• Gestão do Conhecimento e Gestão do Comportamento Organizacional
• Abordagens para Análise do Comportamento Organizacional
• Compreendendo o Comportamento Organizacional: Imagens da Organização
• Gestão do Conhecimento, Mudança e Aprendizagem Organizacional
• O Novo RH Estratégico: O Desafio da Gestão do Conhecimento (12 Horas)
• Combinando Estratégias Organizacionais e de Gestão do Conhecimento
• Políticas de Gestão de Conhecimento e Vantagens Competitivas
• A Era do Conhecimento e a Gestão Empresarial
• Definindo e Analisando Competências Organizacionais Essenciais
• Conceitos de Competências Profissionais
• Modelos de Competências Profissionais
• Identificação de Competências Profissionais no Trabalho
• Competências Profissionais voltadas para a Melhoria do Desempenho

MÓDULO II - GESTÃO DO COMPORTAMENTO INDIVIDUAL
• Compreendendo a Motivação para o Trabalho (24 Horas)
• A Importância e o Significado da Motivação
• Características do Comportamento Motivado
• Os Diferentes Tipos de Motivação
• Orientações e Estilos de Comportamento Motivacional
• Orientações e Estilos de Comportamento Motivacional: uma Pesquisa junto a ••profissionais brasileiros
• Utilizando os Estilos Motivacionais no Trabalho
• A Importância do Auto-Conhecimento
• Perfil do Empregado Motivado
• Avaliando a Satisfação no Trabalho (12 Horas)
• Clima Organizacional com Indicador dos Níveis de Satisfação no Trabalho
• A Interface entre Clima e Cultura Organizacional
• Percepções e Atitudes dos Empregados: a Pesquisa de Clima Organizacional
• Usos e Marketing da Pesquisa de Clima Organizacional
• Dimensões do Clima Organizacional
• Planejando e Realizando a Pesquisa de Clima Organizacional
• Análise dos Resultados e Plano de Ação: o Gerenciamento do Clima ••Organizacional


MÓDULO III - GESTÃO DO COMPORTAMENTO EM EQUIPE

• Desenvolvimento de Equipes e Criatividade (12 Horas)
• Grupos e Equipes: distinções fundamentais
• Estágios de Desenvolvimento de um Grupo
• Vantagens do Trabalho em Equipe
• Analisando a Interação no Grupo
• Condições Externas Intervenientes
• Tipos de Equipes
• Recursos dos Membros da Equipe
• Autonomia e Comunicação em Equipes
• Modelos de Organização do Trabalho em Equipes
• Tomada de Decisão em Grupo
• Estratégias para a construção de uma Organização baseada em Equipes
• Liderança nas Organizações Contemporâneas (24 Horas)
• A Natureza e a Importância da Liderança
• O processo de Influenciação
• Evolução das Teorias de Liderança: dos Traços à Contingência
• Teorias Contemporâneas de Liderança
• Modelos Emergentes de Liderança:
• Liderança Visionária
• Coaching
• Líder X Gerente
• Estilos de Exercício da Liderança
• Modelos de Competências-Chave de Liderança
• Desenvolvimento de Competências de Liderança: Exercício
• Liderança Gerencial


MÓDULO IV - GESTÃO DE TEMAS ESPECÍFICOS

• Remuneração Estratégica (12 Horas)
• A Evolução dos Sistemas de Remuneração
• Compatibilizando Estratégias Organizacionais e Sistemas de Remuneração
• A Definição dos Objetivos Estratégicos do Plano de Remuneração
• Remuneração e Desempenho
• A Determinação das Bases de Remuneração e o Conceito de Compensação Total
• Remuneração Variável e de Equipes
• Participação nos Lucros
• Remuneração baseada em Habilidades e Competências? Educação, Treinamento ••e Desenvolvimento no Trabalho (12 Horas)
• A Importância do Desenvolvimento de Recursos Humanos
• Potencial Humano no Trabalho
• O processo de Aprendizagem Individual
• O Levantamento de Necessidades de Treinamento e de Desenvolvimento
• O papel da Área de RH e dos Gerentes como facilitadores do Desenvolvimento ••Individual
• Treinando e Desenvolvendo para resultados: a Transferência de Aprendizado
• Filosofias e Métodos de Treinamento
• O Desenvolvimento Gerencial no Atual Mundo dos Negócios
• Assegurando a Qualidade e o Impacto do Treinamento: Modelos de Avaliação de ••Resultados


INFORMAÇÕES ADICIONAIS


Fone: 3091-5994 / Fax: 5572-0186 - São Paulo – SP.