COMO ENFRENTAR OS DESAFIOS DE GERIR EFICAZMENTE OS TALENTOS HUMANOS NO ATUAL CONTEXTO DAS ORGANIZAÇÕES?

“Gestão de RH voltada para o Comportamento Organizacional” representa o salto qualitativo para a atuação dos profissionais dessa área hoje no mercado de trabalho.



OBJETIVOS

• Identificar e abordar os principais temas e desafios associados ao novo e diferenciado papel para a área de RH e que a transforma em uma área de Gestão de Pessoas.

• Desenvolver as habilidades e competências de gerentes e demais participantes que permitam alavancar a atuação de cada um também como um gestor de pessoas.

• Analisar a evolução, contexto atual da área de RH e respectivas tendências de atuação.

• Apresentar e discutir os fenômenos da Motivação, da Liderança e do Clima Organizacional, como os principais desafios a serem trabalhados a fim de melhorar a eficácia das ações em Recursos Humanos.

 

CARACTERÍSTICAS GERAIS
1. O programa tem carga horária total de 96 horas.
2. O programa é oferecido em caráter Extensivo em 32 sessões realizadas duas vezes por semana, sendo 3 (três) horas na terça feira e 3 (três) horas na quinta-feira.
3. O conteúdo dos temas desenvolve-se através de sessões teóricas e práticas sob a responsabilidade de profissionais de renome em nível nacional. A coordenação geral do programa é do Prof. Dr. Roberto Coda – FEA/USP.
4. A avaliação do aproveitamento individual no programa é feita através de um trabalho aplicativo e voltado para o aperfeiçoamento do tema Gestão de Pessoas na empresa de atuação do participante.

TEMAS
1. Evolução da Função de RH no século XX
• A Natureza da Função de Gestão de RH
• As Diferentes Eras de Atuação da Área de RH
• Desafios Futuros para a Área de RH
• Quem deve desempenhar a Função de RH?

2. Tendências em Gestão de Recursos Humanos
• As Diferentes Lentes para Análise do Mundo dos Negócios e das Organizações
• Os Principais Desafios para as Organizações no Limiar do Século XXI
• Buscando uma Agenda para a Área de Gestão de RH

3. Papel do Profissional de RH em um Mundo de Negócios Complexo e Ambíguo
• Deve o Profissional de RH sobreviver?
• Cenários Limites para a Atuação do Profissional de RH
• Qual o Futuro do Profissional de RH?
• Práticas Emergentes de Atuação do Profissional de RH

4. Gestão do Capital Humano e Intelectual nas Organizações
• As Pessoas como Prioridade
• Fontes de Vantagens Competitivas: o Papel do Capital Humano
• RH como um Parceiro Estratégico
• Implicações para o Profissional de RH

5. O Novo RH
• Os Desafios de uma Gestão de RH baseada em Competências
• Gestão de Competências e Gestão do Conhecimento
• A Definição de Competências Organizacionais e Pessoais
• Os Diferentes Níveis de Competências
• Identificando e Desenvolvendo Competências Essenciais para o Profissional de ••RH

6. Motivação no Trabalho e Clima Organizacional
• Crenças e Mitos Associados à Motivação no Trabalho
• O Conceito de Motivação no Trabalho
• A interface entre Motivação e Satisfação no Trabalho
• Reconhecendo Diferenças Individuais
• Diagnóstico de Orientações Motivacionais
• Trabalhando com Orientações Motivacionais
• Os Conceitos de Clima e Cultura Organizacionais
• A Pesquisa de Clima Organizacional como Indicador dos Níveis de Satisfação no ••Trabalho
• Elaborando e Analisando a Pesquisa de Clima Organizacional

7. Liderança nas Organizações
• Papel Gerencial
• Liderança como Processo de Influenciação
• A Evolução das Teorias sobre Liderança
• Há uma Crise de Lideranças?
• Avaliação do Papel Gerencial
• As Dimensões da Liderança
• Tendências Básicas do Exercício da Liderança
• Liderança e Visão Organizacional
• Refletindo sobre a Visão Organizacional

8. Desenvolvendo Competências de Gestão de Pessoas
• Modelos de Competências de Gestão de Pessoas
• A Escolha das Competências-chave de Gestão de Pessoas
• Trabalho Aplicativo

METODOLOGIA

Os diferentes temas que fazem parte do conteúdo programático serão desenvolvidos através da exposição de conceitos essenciais, discussão de casos e trabalhos em equipe. Como parte integrante da metodologia do curso, os alunos serão solicitados a desenvolver um trabalho individual de conclusão, procurando aplicar os conhecimentos obtidos ao longo do curso em suas próprias realidades organizacionais.

INFORMAÇÕES ADICIONAIS

Fone: 3091-5994 / Fax: 5572-0186 - São Paulo – SP.