Características dos Domicílios na Sub-Bacia AT-Cabeceiras em APM

• O mapa abaixo mostra um dos principais aspectos da relação entre condições adequadas de habitação e meio ambiente. A preservação ambiental está fortemente associada à forma de tratamento do esgotamento sanitário. Para avaliar o impacto do saneamento sobre o meio ambiente considerou-se um determinado nível de adequação. As coletas consideradas adequadas foram aquelas efetuadas por meio de uma rede geral de esgotos ou pluvial, ou por fossas sépticas (ainda que estas tenham uma vida útil média de 10 anos, dado o problema da impermeabilização do solo). As demais formas - fossa rudimentar, vala, deposição em rio ou lago e outros - foram consideradas agressivas ao meio ambiente e, portanto, inadequadas. É importante notar que, em algumas regiões, o nível de inadequação atinge mais da metade dos domicílios. Da mesma forma, em alguns municípios localizados em áreas de proteção de mananciais, escoar os resíduos diretamente em "rio ou lago" significa descarregá-los, em grande parte, diretamente nas bacias hidrográficas. Os municípios de Salesópolis e Biritiba-Mirim, bem como os distritos Palmeiras de São Paulo (Suzano), Sabaúna e Biritiba-Ussu (Mogi das Cruzes), apresentam situação mais grave.

• Um outro indicador de qualidade ambiental é o tratamento dado aos resíduos sólidos. Para as localidades consideradas, porém, este problema está relativamente equacionado, como mostra o mapa seguinte. O distrito de Quatinga (Mogi das Cruzes) é aquele que apresenta situação mais crítica, com somente 44% de seu lixo gerado sendo coletado; o restante é queimado, enterrado ou jogado em terreno baldio ou rios e lagos. Os demais domicílios da localidade possuem pelo menos 70% de seu lixo gerado sendo coletado.

• A rede de abastecimento de água é mais estruturada nas porções mais urbanizadas e, conseqüentemente, mais populosas da região.

• O mapa a seguir, oferece informações sobre a proporção de domicílios particulares permanentes cuja renda do responsável esteja na faixa até 5 salários mínimos. A porcentagem média de domicílios nessa situação vai de 56,7% a 86,7%, enquanto as médias para o ESP e a RMSP são de 65,9% e 62,3%, respectivamente.

• O mapa a seguir permite observar a taxa de analfabetismo da população de 10 anos ou mais. Nota-se que os municípios de Biritiba-Mirim e Salesópolis possuem mais de 13% da população de 15 anos ou mais na situação de analfabetismo, enquanto as médias para o ESP e para a RMSP, respectivamente, são de 6% e 5%; se cruzarmos dados para essa população com a situação de domicílio observaremos que a taxa de analfabetismo chega a 20% na área rural de Salesópolis para pessoas de 15 anos ou mais.

• Na tabela a seguir estão as informações do Índice de Desenvolvimento Humano Municipal - IDH-M dos oito municípios que compõem a região da sub-bacia AT-Cabeceiras em área de proteção aos mananciais. Três municípios da região são classificados como de alto desenvolvimento humano: Mogi das Cruzes, Poá e Ribeirão Pires. Os demais enquadram-se na classificação de médio desenvolvimento humano. Os municípios de Mauá, Ferraz de Vasconcelos e Suzano, apesar de sua alta taxa de urbanização, têm seu desempenho prejudicado no IDHM provavelmente no tocante ao fator renda familiar
Índice de Desenvolvimento Humano Municipal - 2000
Municípios da sub-bacia AT-Cabeceiras em APM

Índice de Desenvolvimento Humano Municipal - IDHM
Ranking dos Municípios*
Biritiba-Mirim
Ferraz de Vasconcelos
Mauá
Mogi das Cruzes
Poá
Ribeirão Pires
Salesópolis
Suzano
Fonte: IBGE, PNUD, IPEA, Fundação João Pinheiro.
* Em relação ao total de 645 municípios do Estado de São Paulo em 2000.
O IDHM se situa entre 0 (zero) e 1(um), os valores mais altos indicando níveis superiores de desenvolvimento humano. Para referência, segundo classificação do PNUD, os valores distribuem-se em 3 categorias:
a. Baixo desenvolvimento humano, quando o IDHM for menor que 0,500;
b. Médio desenvolvimento humano, para valores entre 0,500 e 0,800;
c. Alto desenvolvimento humano, quando o índice for superior a 0,800.

CONCLUSÕES

1. As regiões mais urbanizadas da área em análise possuem os melhores índices de infra-estrutura: sua população tem mais acesso a rede de esgoto, coleta de lixo e abastecimento de água tratada.
  2. Nos municípios de Biritiba-Mirim, Ferraz de Vasconcelos e Salesópolis, a renda média de mais de 80% dos responsáveis pelo domicílio não ultrapassavam, em 2000, os 5 salários mínimos. De um modo geral, nota-se que a população da região apresenta níveis médios de renda menores que os da RMSP e do ESP.
  3. Como os municípios de Biritiba-Mirim, Salesópolis e Mogi das Cruzes possuem baixas densidades demográficas, denota-se que o crescimento populacional percebido nesses locais exerce menor pressão à área de mananciais, apesar de Biritiba-Mirim e Salesópolis terem praticamente a totalidade de suas áreas sob proteção.

Observação: a pesquisa acima considerou os seguintes municípios da região do Alto Tietê / Cabeceiras: Biritiba Mirim, Ferraz de Vasconcelos, Mauá, Mogi das Cruzes, Poá, Ribeirão Pires, Salesópolis e Suzano.