DEPRN / DUSM - Equipe Técnica de Mogi das Cruzes

Áreas de mananciais
Vegetação
Municípios atendidos
Serviços prestados
Legislação
Links
Mapa do site
Home

Reservatórios do Alto Tietê

 
  • Reservatório Pirapora

Localiza-se no Rio Tietê, abrangendo áreas dos municípios de Pirapora do Bom Jesus, Santana do Parnaíba e Cajamar. Foi construído em 1956 com o objetivo de reverter as águas do Rio Juqueri para geração na Usina Henry Borden, através do sistema de reversão do Rio Pinheiros. Atualmente, é utilizado exclusivamente para controle de cheias do Rio Tietê.

  • Reservatório Guarapiranga

Localiza-se no Rio Guarapiranga, abrangendo áreas dos municípios de São Paulo, Itapecerica da Serra e Embu Guaçu. Foi construído originalmente para atender às necessidades de produção de energia elétrica na Usina Hidroelétrica de Parnaíba. Atualmente é utilizado para abastecimento de água potável para a Região Metropolitana de São Paulo pela SABESP, controle de cheias e lazer.

  • Reservatório Rio das Pedras

Localiza-se no Rio das Pedras, no Alto da Serra do Mar, abrangendo área do município de São Bernardo do Campo. Foi construído no ano de 1926, com o objetivo de receber as águas provenientes do Reservatório Billings, através da Barragem Reguladora Billings-Pedras, para posterior geração de energia elétrica na Usina Henry Borden, em Cubatão. É nele que se encontram as três tomadas d'água dessa usina. Esse reservatório tem como principais afluentes o Rio das Pedras, Zanzalá, Ribeirão Fresco, além do canal de ligação Billings-Pedras.

  • Reservatório Billings

Localizado na região do planalto, abrange áreas dos municípios de São Paulo, Santo André, São Bernardo do Campo, Diadema, Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra. É o reservatório de maior volume de acumulação - cerca de 1,1 bilhão de m³ de água. Foi construído em 1937 com o objetivo de receber as águas dos rios Tietê e Pinheiros, além das águas de sua própria bacia para geração de energia elétrica na Usina Henry Borden, em Cubatão.

Fonte: EMAE - Empresa Metropolitana de Águas e Energia

Outros reservatórios: Ribeirão do Carmo, Paraitinga, Biritiba, Jundiaí, Taiaçupeba, Paiva Castro, Edgard de Souza, Ponte Nova


Abaixo é mostrada uma foto de satélite da região e a localização dos principais reservatórios do Alto Tietê. As áreas em cor negra demonstram presença de água e as de cor de avermelhada, regiões com adensamento urbano. Para maiores detalhes sobre fotos de satélite consulte a Embrapa.


Fonte: Instituto Florestal (modificada)