DEPRN / DUSM - Equipe Técnica de Mogi das Cruzes

Áreas de mananciais
Vegetação
Municípios atendidos
Serviços prestados
Legislação
Links
Mapa do site
Home

Sistemas Produtores

Na Região Metropolitana de São Paulo existem oito sistemas produtores de água:

1. Sistema Cantareira - o maior da Região Metropolitana. Capta água dos rios Jaguari, Jacareí, Cachoeira, Atibainha e Juqueri. Produz 33 mil litros de água por segundo. Abastece 9 milhões de pessoas nas zonas norte, central, parte da leste e oeste da Capital e São Caetano do Sul.
2. Sistema Baixo Cotia- capta água do Rio Cotia e produz 1,1 mil litros de água por segundo. Abastece 200 mil pessoas em Barueri, Jandira e Itapevi.
3. Sistema Alto Cotia- Capta água da barragem do Rio Cotia e produz 1,3 mil litros de água por segundo. Abastece 400 mil habitantes de Cotia, Embu, Itapecerica da Serra e Embu-Guaçu.
4. Sistema Guarapiranga - o segundo maior sistema produtor de água fica próximo da Serra do Mar. A água é proveniente da reversão das cabeceiras do Rio Capivari e retirada da Represa de Guarapiranga. Produz 15 mil litros de água por segundo e abastece 3.2 milhões de pessoas da zona sul e sudoeste da Capital.
5. Sistema Rio Grande - é um braço da Represa Billings. Produz 4,2 mil litros de água por segundo e abastece 1,2 milhão de pessoas em Diadema, São Bernardo do Campo e parte de Santo André.
6. Ribeirão da Estiva- Capta água do Rio Ribeirão da Estiva e produz 100 litros de água por segundo, abastecendo 35 mil pessoas dos municípios de Rio Grande da Serra e Ribeirão Pires. O sistema foi escolhido para receber e colocar em prática as novas tecnologias desenvolvidas pela Sabesp ou por parcerias com universidades e centros de pesquisa. O objetivo é torná-lo um centro de referência tecnológica em automação em todas as fases de produção de água  
7. Sistema Rio Claro - fica a 70 km da Capital, produz 4 mil litros de água por segundo e abastece 1 milhão de pessoas em Sapopemba, na Capital, Ribeirão Pires, parte de Mauá e parte de Santo André.  
8. Sistema Alto Tietê- localizado ao leste das nascentes do Rio Tietê, esse sistema produz 10 mil litros de água por segundo, retiradas das represas Taiaçupeba e Jundiaí. Abastece 1,8 milhão de pessoas de parte da zona leste da Capital e partes de Guarulhos, Mogi das Cruzes, Mauá e Santo André.

Link

SABESP